ONU: "solução diplomática é mais urgente do que nunca" na Síria

Ouvir /

Declaração foi feita pelo enviado especial das Nações Unidas para o país árabe; Staffan de Mistura disse que intervenção militar da Rússia criou "nova dinâmica" na região.

Staffan de Mistura sublinhou a necessidade de que todos os lados evitem uma escalada da situação. Imagem: UN Photo/Mark Garten

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, alertou que "uma solução diplomática para o conflito no país é mais necessária do que nunca".

Falando a jornalistas em Genebra, esta segunda-feira, de Mistura afirmou que a intervenção militar da Rússia no conflito sírio criou uma "nova dinâmica" na região.

Futuro

Segundo ele, o futuro do país não pode ser decidido militarmente e essa questão é do conhecimento de todos os envolvidos na crise: russos, americanos, o governo da Síria e os países da região.

Staffan de Mistura deixou clara a necessidade de que todos os lados evitem uma escalada da situação.

O representante da ONU disse que 40 mil pessoas fugiram das áreas afetadas pelas novas operações militares, sem contar com mais de 1,2 milhão de pessoas deslocadas internas depois de mais de quatro anos de guerra.

Canal Diplomático

De Mistura declarou que não ignora a ação militar russa na Síria, mas ao mesmo tempo disse que ainda há um canal diplomático aberto para resolver a crise.

O enviado especial da ONU vai para Moscou continuar o que chamou de "diplomacia discreta" antes de seguir para Washington, onde fará o mesmo.

Ele citou a importância de um entendimento entre os Estados Unidos e a Rússia e a necessidade para que escutem os sírios, que são as maiores vítimas do conflito.

De Mistura espera ainda que "já que as autoridades sírias agora têm meios para atingir diretamente seus oponentes, graças a ajuda dos militares russos, não há mais necessidade de utilizar os chamados "barris-bomba" em seus ataques.

Leia Mais:

Operações militares levam ONU a suspender ajuda humanitária na Síria

Rússia e Ocidente juntos na luta contra terrorismo na Síria

Conselho de Segurança pede “robusta” assistência internacional para a Síria

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031