ONU revela estar pronta para apoiar após terramoto no Afeganistão e Paquistão

Ouvir /

Agências de notícias informaram que centenas teriam morrido em território paquistanês; Escritório de Assistência Humanitária disse que avaliação continua em áreas afegãs; sismo teve magnitude de 7,5 graus na escala de Richter.

O sismo teve a magnitude de 7,5 graus na escala de Richter. Imagem: Ocha

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Escritório da ONU de Assistência Humanitária, Ocha, informou que várias agências mobilizam stocks de emergência como medida de preparação se forem solicitadas após o terramoto que abalou o Paquistão e o Afeganistão.

Esta segunda-feira, agências de notícias informaram que pelo menos 200 pessoas morreram, principalmente no território paquistanês, após o sismo de magnitude de 7,5 graus na escala de Richter.

Tremores

O fenómeno assolou o nordeste afegão e os tremores foram sentidos no norte da Índia e no Tajiquistão. O Ocha revelou que o epicentro foi a 82 km no sudeste das montanhas de Feyzabad, do lado afegão, e nas montanhas Hindu Kush.

Com base em relatos iniciais, o Ocha informou que  a província paquistanesa de Khyber Paktunkhwa teve os tremores mais consideráveis com pelo menos 94 mortos e cerca de 1 mil feridos.

Outras regiões como o Território Federal das Áreas Tribais, a Caxemira paquistanesa, o Baloquistão e a capital Islamabad também foram afetadas.

Danos

O ministro-chefe da Khyber Paktunkhwa  declarou emergência como medida de precaução, enquanto as autoridades provinciais e distritais avaliam os danos. Os hospitais locais estão em alerta para receber cerca de 600 feridos.

As Nações Unidas declararam estar prontas para apoiar esforços de socorro do governo e aos afetados. Junto aos seus parceiros humanitários o Ocha disse que podem ser mobilizados quaisquer apoios, caso sejam solicitados.

O Crescente Vermelho lançou uma nota a dar conta de uma avaliação no Afeganistão, onde a área mais afetada foi a província de Badakhshan.

Leia Mais:

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031