ONU quer investigação sobre queda de helicóptero que matou 12 na Líbia

Ouvir /

Missão de paz pede trabalho imediato para evitar escalada das tensões;  incidente ocorreu esta terça-feira a oeste de Trípoli; oficiais militares e comandantes seguiam no aparelho.

A região oeste de Trípoli tem estado relativamente calma como resultado dos esforços de cessar-fogo. Foto: ONU/Iason Foounten

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

A Missão das Nações Unidas na Líbia, Unsmil, pediu uma investigação “aberta e transparente” às autoridades do país para determinar a causa do acidente de helicóptero ocorrido na terça-feira perto de Zawiya a oeste de Trípoli.

Em nota, a operação de paz lamentou a perda de vidas e instou às partes a exercer “máxima contenção” após um acidente. A Unsmil também pediu que as partes se abstenham para qualquer ação que possa agravar as tensões.

Oficiais Militares

A operação de paz destaca a presença de oficiais militares e comandantes de brigadas no aparelho, onde agências de notícias informaram terem morrido pelo menos 12 pessoas.

De acordo com os relatos, o aparelho sobrevoava uma região marcada por confrontos entre milícias rivais. O helicóptero estaria de regresso à capital líbia após transportar valores.

Confrontos

A Missão lembra que a região oeste de Trípoli tem estado relativamente calma nos últimos meses, como resultado dos esforços de cessar-fogo e de reconciliação.

A missão pediu que no mesmo espírito reconciliador, os líderes locais e as pessoas influentes das comunidades trabalhem imediatamente para evitar uma escalada das tensões.

A nota insta todas as partes a colocar os interesses nacionais da Líbia acima de todas as outras considerações. A operação de paz quer que estas atuem para o fim da escalada das tensões e “poupem o país e as pessoas de mais derramamento de sangue e violência”.

*Apresentação: Alexandre Soares.

Leia Mais:

Pelo menos 40 corpos encontrados esta semana na costa da Líbia, diz OIM

Em Madrid, delegados da imprensa líbia debatem papel na reconciliação e paz

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031