ONU quer investigação rigorosa da morte de 11 pessoas no Burundi

Ouvir /

Grupo de vítimas inclui nove civis, a maioria da mesma família; dois polícias e um funcionário da OIM perderam a vida na operação; autoridades teriam dado como justificação a libertação de polícias sequestrados.

Ban Ki-moon no Conselho de Segurança. Foto: ONU/Cia Pak

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O secretário-geral das Nações Unidas pediu esta quinta-feira uma investigação rápida e rigorosa das circunstâncias da morte de nove civis e dois membros da polícia na capital do Burundi,

A nota de Ban Ki-moon destaca tiroteios ocorridos em vários bairros da cidade que na terça-feira resultaram na perda das vidas, após baleamentos à queima-roupa. Entre os mortos está um funcionário da Organização Internacional para as Migrações, OIM.

Família

Agências de notícias citam as autoridades burundesas a confirmar a morte de um operador de câmara da TV Burundi e sua família durante a operação.

Segundo a polícia, a ação seria para resgatar dois elementos da corporação que teriam sido sequestrados. De acordo com relatos de testemunhas, as forças policiais entraram na casa das vítimas à procura dos sequestradores enquanto atiravam.

Justiça

Após condenar o ato, o secretário-geral expressou condolências às famílias das vítimas. Ban instou às autoridades burundesas a apurar os motivos por detrás do que chamou de  “crimes hediondos” e para que garantam que os autores sejam levados à justiça.

A instabilidade no Burundi teve início em abril passado com o anúncio da candidatura do presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, para o terceiro mandato no poder.

*Apresentação: Denise Costa

Leia Mais:

Acnur: Tanzânia abre novos campos para refugiados do Burundi

Escritório da ONU preocupado com casos quase diários de mortes no Burundi 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031