ONU chama atenção para crise de segurança nas ruas e estradas

Ouvir /

Enviado do secretário-geral para Segurança nas Estradas pediu ao cineasta Luc Besson para criar vídeo mostrando perigos que crianças enfrentam no mundo; campanha marca o Dia Internacional da Caminhada para a Escola, este 7 de outubro.

David Luiz faz parte da campanha no Brasil. Foto: SaveKidsLives

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A ONU quer chamar a atenção global para a crise de segurança nas ruas e estradas.

O enviado especial do secretário-geral para Segurança nas Estradas e também presidente da Federação Internacional de Automobilismo, FIA, Jean Todt, se juntou ao cineasta Luc Besson para a criação de um vídeo sobre o assunto.

"Save Kids Lives"

A campanha "Save Kids Lives", ou "Salve as Vidas das Crianças" numa tradução direta para o português, tem como objetivo promover a segurança dos menores nas ruas.

A iniciativa marca o Dia Internacional da Caminhada para a Escola, esta quarta-feira, 7 de outubro. As autoridades querem maior proteção para as crianças que andam para suas escolas todos os dias no mundo inteiro.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 500 crianças morrem diariamente em acidentes de trânsito.

O cineasta disse que "esses acidentes representam hoje a causa número 1 de morte de crianças e jovens entre 15 e 29 anos". Segundo ele, "sem uma ação urgente, os acidentes de trânsito vão se tornar em breve a maior causa de mortes também na faixa entre 5 e 14 anos".

Prioridade

As autoridades explicam que a prioridade é fazer com que todas as crianças possam caminhar com segurança para suas escolas.

Algumas dicas importantes para os pais é que ensinem seus filhos a obedecerem os sinais de trânsito, olharem para os dois lados quando atravessarem a rua e para que escolham os caminhos mais seguros para andar.

Podem parecer sugestões simples ou óbvias, mas nem todos os pais fazem isso e muitos acidentes são causados exatamente por esses tipos de descuidos ou distrações.

O Dia Internacional da Caminhada para a Escola é um evento global que conta com a participação de mais de 40 países.

Ele teve início em 1997 e muitos artistas e celebridades participam da campanha de segurança, entre eles o jogador brasileiro David Luiz, que é embaixador da Boa Vontade do Unaids, o Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids.

Assista ao vídeo aqui.

Campanha no Brasil. Foto: SaveKidsLives

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031