ONU apoia programa sobre saúde sexual e reprodutiva em Moçambique

Ouvir /

Iniciativa SMS BIZ promove a participação de jovens e adolescentes na tomada de decisões, especialmente nos temas de prevenção do HIV e saúde sexual e reprodutiva.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional Geração Biz, liderado pelo Ministério da Juventude e Desportos. Foto: SMS BIZ

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo.

Moçambique apresentou a iniciativa SMS BIZ que promove a participação dos adolescentes e jovens na tomada de decisões, especialmente nos temas de prevenção ao HIV e de saúde sexual e reprodutiva.

Calcula-se que, numa fase piloto, o programa possa abranger mais de 50 mil jovens e adolescentes na cidade de Maputo e nas províncias de Gaza, Zambézia e Nampula.

Aconselhamento

A previsão está em nota conjunta do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, do Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa, e do Ministério da Juventude e Desportos.

A iniciativa SMS BIZ consiste na distribuição de informação e no aconselhamento personalizado sobre saúde sexual e reprodutiva e prevenção ao HIV.

Moçambique

Segundo a nota, Moçambique é um dos países africanos mais assolados pelo HIV/SIDA com aproximadamente 1,4 milhões de pessoas infetadas.

As províncias com o maior número de jovens e adolescentes contaminados com o vírus são Sofala, com 13,1%, Gaza com 12,5%, Maputo com 11,2% e Zambézia com 10,6%.

Mulheres e Raparigas

Em jovens e adolescentes na faixa etária entre 15 e 24 anos, 7,9% vivem com HIV. As raparigas e jovens mulheres são 3 vezes mais afetadas do que os homens, particularmente nas áreas urbanas do país.

A maior parte das mulheres são infetadas antes dos 20 anos e os homens antes dos 24.

Dúvidas e Perguntas

Para registar-se, basta o interessado enviar uma mensagem escrito "juntar" para o número gratuito 9 22 22. Através deste, os jovens e adolescentes podem apresentar dúvidas e perguntas sobre saúde sexual e reprodutiva e o HIV.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional Geração Biz, liderado pelo Ministério da Juventude e Desportos. O programa conta com a colaboração do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Combate ao Sida, do Unfpa, do Unicef e da Associação Coalizão.

Sobre a iniciativa SMS BIZ visite página http://www.smsbiz.co.mz

Leia Mais:

Em Moçambique, 70 anos da ONU coincidem com 40 anos de parceria

ONU mobiliza jovens para combater a violência a raparigas em Moçambique

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031