ONU alerta que enxurradas representam grande ameaça global

Ouvir /

Afirmação foi feita pela chefe do escritório para Redução de Risco de Desastres; Margareta Wahlström citou como exemplo recentes casos na Guatemala, nos Estados Unidos, e no sul da França.

Cheia em Jacarta, na Indonésia.Imagem: Farhana Asnap / World Bank

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A chefe do escritório da ONU para Redução do Risco de Desastres, Margareta Wahlström, alertou que as "enxurradas" representam uma grande ameaça global.

Wahlström afirmou que as áreas urbanas devem investir muito mais para reduzir os riscos desses fenômenos como os que causaram a morte de centenas de pessoas recentemente na Guatemala, nos Estados Unidos e no sul da França.

Característica Normal

Ela explicou que "as enxurradas, algumas vezes acompanhadas de deslizamentos de terra e causadas por uma chuva torrencial pouco comum, se tornaram característica normal do clima em todas as regiões nos últimos 20 anos".

A chefe do escritório da ONU disse que a ciência mostra que todos devem esperar mais precipitações por causa da mudança climática e pelo fato de os níveis de dióxido de carbono estarem 43% acima do registrado na era pré-industrial.

Wahlström explicou que "uma característica assustadora das enxurradas é que elas acontecem com pouco ou nenhum aviso e resultam na trágica perda de vidas".

Mapeamento

Ela disse ainda que no estado americano da Carolina do Sul e no sul da França, as chuvas torrenciais ocorreram em regiões que raramente registram esse tipo de fenômeno.

A ONU afirma que " o mapeamento das áreas perigosas e de risco pode ajudar na identificação dos locais mais propensos a desastres e motivar investimento em infraestrutura resiliente e sistemas de drenagem".

O aperfeiçoamento das tecnologias para a previsão do tempo pode ajudar também as autoridades na divulgação de alarmes precoces para a população.

Wahlström afirmou que "acima de tudo, as pessoas devem se familiarizar com o tipo de terreno onde vivem ou trabalham".

Leia Mais:

PMA entrega comida para 400 mil pessoas afetadas por enchentes em Mianmar

PMA mobiliza apoios para a pior crise alimentar da década no Malaui

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031