ONU 70: aniversário das Nações Unidas é celebrado em todo o mundo

Ouvir /

Cerca de 300 monumentos serão iluminados de azul, cor oficial da ONU, a partir desta sexta-feira; entre eles estão a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e a Câmara Municipal de Lisboa; Dia da ONU é celebrado em 24 de outubro.

Esfinge e Pirâmides de Gizé, no Egito, iluminadas de azul para celebrar o aniversário de 70 anos da ONU. Foto: Unic/Cairo.

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Do Brasil a Portugal, da Austrália ao Azerbaijão, da Indonésia ao Iraque, da Jordânia ao Japão. Cerca de 300 monumentos históricos em todo o mundo serão iluminados de azul, cor oficial da ONU, a partir desta sexta-feira.

A campanha faz parte das celebrações globais pelo aniversário de 70 anos das Nações Unidas, neste sábado, 24 de outubro.

Cristo Redentor

A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, faz parte das comemorações, como explicou, em entrevista à Rádio ONU, o reitor do Santuário do Cristo Redentor, Padre Omar Raposo.

"A ONU recebe este carinho, para que de fato possamos celebrar. Celebrar os 70 anos desta grande organização mundial. De tal forma que quando o Cristo Redentor é iluminado, a gente tem um alcance fabuloso. Uma visibilidade, a notabilidade que faz parte também do interesse do próprio monumento, apoiar iniciativas, apoiar campanhas, grupos, instituições que pensam o bem comum, pensam o homem. De tal forma que o Cristo Redentor será iluminado e queremos ainda mais: dar visibilidade a todas as ações promovidas pela ONU em nosso planeta".

No Brasil, além da estátua do Cristo Redentor, mais de 30 lugares em oito cidades estão confirmados na campanha, até o momento.Entre eles, o Maracanã, no Rio de Janeiro; a Catedral de Brasília, no Distrito Federal, o Farol da Barra, em Salvador, na

Maracanã, Rio de Janeiro. Foto: Staff Images

Bahia; e o Viaduto do Chá, em São Paulo.

Portugal

A sede da ONU, em Nova York, será iluminada por duas noites, começando nesta sexta-feira, 23 de outubro, quando acontecerá o concerto anual para marcar o Dia da ONU.

Em Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa participa das comemorações, como falou à Rádio ONU, o vereador Carlos Castro.

"Naturalmente nós, Lisboa, não ficaríamos de fora e, por isso, nos associamos com muita honra a este dia. Isto ficará simbolizado, por um lado, com uma ação com o antigo presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Diogo Freitas do Amaral, que será numa sessão que iremos realizar no sábado de manhã. Depois, na parte noturna, o edifício dos Passos do Conselho, portanto, a sede da Câmara Municipal em Lisboa ficará iluminada de azul como um momento simbólico da associação de Lisboa a este aniversário".

Onda de Azul

A celebração global vai começar na Nova Zelândia e de lá, uma onda de azul vai se mover entre países e continentes enquanto monumentos em todo o mundo se iluminam para comemorar o Dia da ONU.

O dia marca o aniversário da entrada em vigor da Carta da ONU. Com a ratificação do seu documento fundador pela maioria de seus signatários, incluindo os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, a organização foi oficializada. O Brasil é um dos membros fundadores da organização.

“Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra…”. Assim começa a Carta da ONU.

Em mensagem sobre o Dia das Nações Unidas, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que os "valores atemporais" do documento devem permanecem como guias.

Campanha Global

Entre os famosos marcos mundiais que participam da campanha "Torne o mundo azul da cor da ONU" estão as pirâmides de Gizé, no Egito, o prédio da Ópera de Sidney, na Austrália, o Empire State Building, em Nova York, e a Torre de Pisa, na Itália.

Outros participantes incluem o museu Hermitage, na Rússia, a cidade antiga de Petra, na Jordânia, o castelo de Edimburgo e o Palácio de Westminster, no Reino Unido, a montanha da Mesa, na África do Sul, a Torre SkyTree, no Japão e Alhambra, na Espanha, entre muitos outros.

Redes Sociais

Nas mídias sociais este evento global será coberto com o uso da hashtag #UNBlue, além da hashtag #UN70, que já está sendo usada.

ONU Forte, Mundo Melhor

Para marcar o 70º aniversário da ONU, diversas atividades foram organizadas durante todo o ano com o tema: "Uma ONU forte. Um mundo melhor".

Entre os importantes eventos, uma cerimônia em São Francisco, em junho, comemorou o aniversário da assinatura da Carta da ONU, naquela cidade, em 1945.

Um livro sobre a restauração da sede das Nações Unidas foi lançado no mês passado. O brasileiro Oscar Niemeyer fez parte da equipe de arquitetos que desenhou o local.

Na Rádio ONU, você encontra uma página dedicada aos 70 anos das Nações Unidas com fotos, vídeos, matérias especiais e entrevistas.

Petra, na Jordânia, Patrimônio Mundial da Unesco, com iluminação azul como parte das celebrações globais dos 70 anos das Nações Unidas. Foto: Escritório do coordenador humanitário da ONU na Jordânia/ Chris Herwig.

 

 

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031