OMS coordena campanha de vacinação em massa contra cólera no Iraque

Ouvir /

Mais de meio milhão de doses serão aplicadas; país já registrou quase 2 mil casos da infecção e duas mortes; alerta em alta também na Síria, após suspeita em menino de cinco anos que morreu.

Quase dois mil casos e duas mortes foram registadas, diz a OMS. Foto: OMS/Pauline Loyce Ajello

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Começa sábado no Iraque uma campanha de vacinação em massa contra o cólera, coordenada pela Organização Mundial da Saúde, OMS. O país enfrenta um surto há mais de um mês e já são mais de 2 mil casos confirmados em 15 das 18 províncias do país.

A OMS está disponibilizando 510 mil doses da vacina, que serão administradas por via oral. A primeira etapa da campanha acontece em 31 de outubro e a segunda dose será aplicada duas semanas depois. A agência da ONU explica que esse tipo de campanha só é eficiente com a administração da segunda rodada da vacina.

Mobilização Social

Junto com o Ministério da Saúde do Iraque, a OMS promove a campanha de imunização em 62 acampamentos para refugiados e deslocados internos e 250 mil pessoas devem receber as doses.

A agência da ONU explicou que o sucesso depende também da mobilização social, de campanhas logísticas e de educar a população. Para conseguir a imunidade contra o cólera, todos os integrantes de uma família que tenham mais de um ano de idade precisam ser vacinados.

Síria                          

A OMS também destaca ser importante fornecer água limpa, saneamento e itens de higiene para prevenir o cólera. Segundo a agência, a vacinação contra a doença é segura e eficaz, apoiando medidas já existentes para controlar os casos.

Na Síria, o alerta da OMS está em alta, indicando a possibilidade de um surto de cólera no país. Um menino de cinco anos morreu em Alepo, mas ainda precisa ser confirmado que o cólera foi a causa da morte.

Leia mais:

Mais de 10,7 mil casos de cólera registrados no Oriente Médio e na África

África: OMS teme aumento de cólera devido aos efeitos do fenómeno El Niño

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031