OMS aumenta ações para controlo da influenza em África

Ouvir /

Agência trabalha com parceiros para apoiar a criação e funcionamento de sistemas de vigilância da doença, incluindo laboratórios; órgão informa que vírus está a circular em animais.

A OMS diz que vírus altamente infeciosos e imprevisíveis das gripes sazonal e aviária são ameaças a surgir em África. Foto: Banco Mundial

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, informa que vírus altamente infeciosos e imprevisíveis das gripes sazonal e aviária são ameaças a surgir em África.

Isto levou a agência da ONU a guiar a implementação de estratégias nacionais de preparação, vigilância e controlo da influenza para proteger populações.

Pneumonia

Segundo a OMS, o diversos tipos de vírus da gripe são mortais e importante causa de doenças respiratórias, como a pneumonia. Esta é uma grande causa de morte em África, especialmente em crianças.

No continente, o impacto da infeção por influenza não é muito bem documentado. No entanto, informações mostram que os vírus a circular em animais, incluindo o da gripe aviária, representam a maior ameaça à saúde humana.

Animais

A OMS afirma que isso ocorre porque as pessoas não têm imunidade contra estes vírus. A preocupação é porque vírus da influenza a circular em animais poderiam desenvolver traços no futuro, o que poderia facilitar a propagação entre pessoas e possivelmente causar uma nova pandemia.

Com isso, ainda segundo a agência, há uma "necessidade urgente de entender melhor as tendências e os fatores de risco dos vírus sazonais da influenza e aqueles que estão a circular entre animais".

Laboratórios

A OMS em África está a trabalhar com parceiros para apoiar a criação e funcionamento de sistemas de vigilância da doença, incluindo laboratórios.

A agência continua a apoiar Ministérios da Saúde, em colaboração com Ministérios da Agricultura e outros órgãos governamentais na questão.

Leia Mais:

OMS vai criar programa único para emergências de saúde

Relatório afirma que OMS fracassou em conter epidemia de ebola

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031