Na Itália, Ban diz que é importante avançar com Agenda 2030

Ouvir /

Em discurso no Fórum Mundial sobre Desenvolvimento Econômico Local secretário-geral fez três pedidos: ele quer maior participação das autoridades locais, mais informações dos cidadãos e mais contribuições a nível nacional.

No discurso, Ban citou vários desafios globais, entre eles a fome, a pobreza, o desemprego e a mudança climática.Foto: FAO/Giuseppe Carotenuto

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que é importante "avançar com a agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em cidades e territórios".

A declaração foi feita durante o 3º Fórum Mundial sobre Desenvolvimento Econômico Local, realizado esta sexta-feira, em Turim, na Itália.

Padrões de Vida

Ban disse que o desenvolvimento da economia local eleva os padrões de vida, fomenta a inclusão social e contribui para a estabilidade e a paz.

Por isso, o chefe da ONU disse ser importante que os objetivos globais avancem em regiões ou áreas pequenas.

Segundo o secretário-geral, "para garantir dignidade para todos, é necessário assegurar serviços de saúde, melhor educação, igualdade de gênero e outros elementos de uma vida livre e segura".

Ban citou vários desafios globais, entre eles, a violência contra mulheres e meninas, a fome, a pobreza, o desemprego e a mudança climática.

Visionário

Ele explicou que a agenda 2030 é poderosa e representa um documento visionário que é também prático.

O chefe da ONU sugeriu uma revisão nacional voluntária dos objetivos. Para que as metas sejam alcançadas, Ban fez três pedidos aos participantes do encontro.

O chefe da ONU disse que em primeiro lugar é necessário encorajar as autoridades locais a participarem dessas revisões nacionais. Segundo, é importante colher o máximo de informação da população e por último, mais contribuição para essas revisões.

Ban afirmou que muito se diz sobre "Pensar Globalmente e Agir Localmente". Ele explicou que é exatamente isso que as Nações Unidas estão fazendo nesse momento.

O secretário-geral declarou que "quando as pessoas desvendarem soluções locais para os problemas elas vão avançar o progresso global".

Leia Mais:

ONU quer investigação rigorosa da morte de 11 pessoas no Burundi

Ban elogia acordo de cessar-fogo em Mianmar

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031