Mulheres da zona rural formam 25% da população mundial

Ouvir /

Segundo ONU, elas são afetadas de forma desproporcional pela pobreza e insegurança alimentar; inclusão é muito relevante para o grupo, que depende dos recursos naturais e da agricultura; hoje é Dia Internacional da Mulher Rural.

As mulheres da zona rural são afetadas de forma desproporcional pela pobreza e insegurança alimentar. Foto: Maria Fleischmann / Banco Mundial.

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Dia Internacional da Mulher Rural é celebrado nesta quinta-feira, 15 de outubro, uma data criada pelas Nações Unidas em reconhecimento à importância delas para a agricultura.

Segundo a ONU, as mulheres da zona rural representam um quarto da população mundial e são afetadas de forma desproporcional pela pobreza e insegurança alimentar.

Inclusão Social

O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Ifad, acredita que as novas metas para o desenvolvimento sustentável serão muito relevantes para as mulheres de áreas rurais, porque a Agenda 2030 prioriza a inclusão social.

A agência da ONU lembra que a maioria delas depende dos recursos naturais e da agricultura para tirar seu sustento, representando 43% da força de trabalho agrícola. Mas muitas ganham menos do que os homens que também trabalham no campo.

Desafios

Para o secretário-geral da ONU, as mulheres de áreas rurais são parte significativa e vital da humanidade. Ban Ki-moon lembra que elas são lavradoras, horticultoras, empresárias e líderes comunitárias, fornecendo segurança alimentar para suas famílias e comunidades.

Segundo ele, o trabalho delas é crucial para o progresso das regiões rurais e até para a economia nacional, por meio de sua participação nas cadeias agrícolas. Ban destaca que após a adoção da Agenda 2030, o desafio para os próximos 15 anos é "transformar a vida das mulheres rurais".

Produtividade

O chefe da ONU explica que um dos objetivos é "dobrar a produtividade rural e a renda de produtores de pequena escala, especialmente das mulheres".

Na sua mensagem sobre o Dia Internacional da Mulher Rural, Ban Ki-moon fala ainda sobre a importância de promover a proteção social, para que elas possam contribuir e se beneficiar do desenvolvimento sustentável.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031