Moçambique: Unesco apoia palestras sobre Ano Internacional da Luz 2015

Ouvir /

Apresentações visam a despertar o interesse de estudantes à ciência e à  tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento social e económico do país; a iniciativa tem apoio técnico da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.

Ano Internacional da Luz. Imagem: Unesco

Ouri Pota da rádio ONU em Maputo.

Luz e Biotecnologia. Este  é o tema de uma palestra a ter lugar nesta quinta-feira, na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo.

O evento faz parte do ciclo de palestras coordenado pela rede dos parceiros do Ano da Luz em Moçambique e conta com apoio da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco. Francesca Brushi é uma das integrantes da rede e falou à Rádio ONU sobre o contributo da agência.

Unesco

"A Unesco tem acompanhado as actividades, fornecido conteúdos e tem também participado da inauguração do nosso ciclo de palestras. Estamos em contínuo contacto com escritório da Unesco em Maputo para fazer com que estas actividades tenham cada vez mais impacto e cada vez mais consigamos  alcançar os objectivos do Ano Internacional da Luz definidos pelas Nações Unidas aqui em Moçambique".

Francesca Brushi afirmou que "este conceito tão multidisciplinar pode ser abordado em várias vertentes" e ressaltou ser importante "juntar o conhecimento que existe hoje no país para buscar soluçoes concretas aos desafios do desenvolvimento em particular com enfoque nos sectores da energia, comunicações, saúde e nutrição".

Desenvolvimento Sustentável

Ela acredita que o Ano Internacional da Luz vai  trazer um valor adicional ao Desenvolvimento Sustentavel de Moçambique, daí o apelo à colaboração de todos actores da sociedade.

"Gostaríamos de promover a criação de parceria duráveis entre actores públicos e privados que possam se envolver cada um com a sua especificidade, seu interesse na promoção da luz, para que as actividades não se esgotem no fim deste ano, mas que continuem promovendo cada vez mais a formação, adoção de soluções e de tecnologias adequadas do meio urbano e rural de Moçambique".

O ano 2015 foi declarado pela Nações Unidas o Ano Internacional da Luz e das tecnologias baseadas na Luz, pelo papel central que estas desempenham na natureza, ciência, tecnologia, e cultura.

O Ano Internacional da Luz foi proclamado com o objectivo de informar os cidadãos do mundo sobre a importância da luz nas suas vidas, para o seu futuro e para o desenvolvimento sustentável, inspirando desta forma novas gerações ao estudo das ciências através dos múltiplos prismas da luz.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031