Moçambique marca o Dia Internacional da Estatística

Ouvir /

No país, alguns dados estatísticos oficiais podem ser acedidos através do sistema de SMS em qualquer lugar e hora; afirmação é de Cerilo Tembe, director de integração, coordenação de relações externas do Instituto Nacional de Estatística.

Dia Internacional da Estatística. Foto: Banco Mundial

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo.

Sob o lema "Dados Melhores, Vidas Melhores", Moçambique marca a efeméride alusiva ao Dia Internacional da Estatística, assinalado este 20 de outubro.

Segundo o director de integração e coordenação de relações externas do Instituto Nacional de Estatística, Cerilo Tembe, esta data tem extrema importância pois a sua aplicação abrange diversas áreas.

Importância

"Estatística é extremamente importante  desde a vida particular da pessoa. Quando olhamos para o nível macro, a nível da nação, importa que exista uma instituição que possa providênciar esta informação para que os tomadores de decisão e, não só, os académicos e mesmo os próprios empresários possam dispor de uma fonte que lhes permita tomar decisões para a planificação de sua vida"

Cerilo Tembe também citou a importância da estatística para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento.

Segundo o especialistas, "para o governo poder garantir o cumprimento ou não dos objetivos, precisa garantir que os indicadores estejam disponibilizados".

Objetivos

"Para que estes indicadores estejam disponibilizados é preciso que a máquina do sistema estatístico nacional seja funcional e esteja a altura de disponibilizar estes dados, para se fazer esta medição e saber a "quantas é que andamos". Porque a função principal da estatística é fazer uma fotografia númerica do país e pegar nesta fotografia colocar a quem de direito e decidir o que deve ser melhorado neste e naquele aspecto"

Tembe também falou sobre o sistema estatístico de Moçambique que, segundo ele "é muito novo, tem apenas 19 anos". O especialista disse que este está sendo desenvolvido, mas há progressos.

O sistema estatístico de Moçambique foi criado em 1996. Para casos de estatísticas oficiais as informações podem ser acedidas através do sistema de SMS das telefonias móveis existentes pelos números 84 10 20 e 32 10 20.

Leia Mais:

No Dia Mundial da Estatística, Ban apela a uma "revolução de dados"

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031