Missão da ONU reforça aparato de proteção na República Centro-Africana

Ouvir /

Operação de paz compõe força de reação rápida criada após distúrbios que provocaram dois mortos; eleições presidenciais e legislativas no país estão marcadas para 13 de dezembro.

A Minusca já tomou conhecimento das datas de realização das eleições presidenciais e legislativas no país, a 13 de dezembro. Foto: ONU/Nektarios Markogiannis

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

A Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana, Minusca, anunciou que foi intensificada a patrulha e a proteção das suas instalações na capital do país Bangui.

A operação de paz informou que está em alerta máximo e que integra uma força de reacção rápida  despachada para a área de sexto distrito .

Distúrbios

O objetivo é que a força seja posicionada entre grupos rivais, após distúrbios  provocados por agressores desconhecidos. Várias casas foram incendiadas e  quatro pessoas morreram.

A nota da missão destaca disparos esporádicos que ocorreram na terça-feira no bairro PK5 na principal cidade centro-africana. Devido à situação, seis muçulmanos procuraram abrigo  temporário nas instalações das Nações Unidas.

Muçulmanos

A Minusca anunciou ainda que interveio e repeliu um pequeno grupo de muçulmanos após terem entrado na área da Igreja de Fátima. Vários civis fugiram das áreas afetadas pela violência.

A operação de paz  disse  ter tomado conhecimento das datas de realização das eleições presidenciais e legislativas no país, a 13 de dezembro.

De acordo com a Comissão Eleitoral, a segunda volta das presidenciais está marcada para 24 de janeiro. O órgão elegeu ainda o presidente e  o vice-presidente para a Autoridade Nacional de Eleições.

*Apresentação: Alexandre Soares.

Leia Mais:

Missão da ONU fala de "situação calma mas tensa" na capital centro-africana

Para ONU, não se "tomará o poder pela força" na República Centro-Africana

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031