MH17: "ONU sempre apoiou a busca da verdade" sobre acidente

Ouvir /

Afirmação foi feita pelo porta-voz do secretário-geral; Stephane Dujarric destaca que tanto Ban Ki-moon como a Agência Internacional de Aviação Civil elogiaram divulgação do relatório sobre as causas da queda do avião.

O porta-voz de Ban Ki-moon lembrou que a investigação foi feita de acordo com uma resolução do Conselho de Segurança. Foto: ONU/Evan Schneider

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a divulgação do relatório final sobre a queda do voo MH17 da Malaysia Airlines. Nesta terça-feira, o Conselho de Segurança Holandês apresentou o documento, confirmando que a aeronave foi derrubada por um míssil.

O acidente ocorreu na Ucrânia, em julho do ano passado. O avião tinha saído de Amsterdã com destino a Kuala Lumpur e as 298 pessoas que estavam a bordo morreram.

Verdade

O porta-voz de Ban Ki-moon lembrou que a investigação holandesa foi feita de acordo com uma resolução do Conselho de Segurança.

Segundo Stephane Dujarric, as Nações Unidas sempre apoiaram "a determinação da comunidade internacional em buscar a verdade sobre o que aconteceu".

O porta-voz reforçou que Ban Ki-moon vê como essencial determinar quem foram os responsáveis pela tragédia e garantir que esses sejam levados à Justiça.

Segurança

A Organização Internacional de Aviação Civil, Icao, também elogiou a divulgação do relatório sobre o voo MH17. A agência informou que vai revisar as recomendações das autoridades holandesas para garantir que "o transporte aéreo continue sendo a maneira mais segura de se viajar".

A Icao lembrou que logo após o acidente, foi estabelecida uma força tarefa sobre os riscos de zonas de conflito para a aviação civil. Assim, a Icao criou em abril uma plataforma online onde os países podem compartilhar informações especificando em quais regiões de seus territórios há conflitos.

Leia Mais:

Vetada resolução para investigar queda de avião da Malaysia Airlines

Conselho de Segurança debate investigação sobre queda do voo MH17

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031