Kerry promete esforços para que EUA voltem a financiar a Unesco

Ouvir /

As declarações do secretário de Estado norte-americano foram prestadas na sede da agência em Paris; Unesco organiza evento sobre prevenção do extremismo através da educação em parceria com os Estados Unidos.

John Kerry e Irina Bokova na sede da Unesco em Paris. Foto: Unesco

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O secretário de Estado norte-americano disse que faria “o possível”, juntamente com o presidente Barack Obama, para atuar com o Congresso e ajudar no sucesso da Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura.

John Kerry fez as declarações este domingo na sede da Unesco, em Paris, após um encontro com a diretora-geral da agência, Irina Bokova.

Membro Pleno

O diplomata falava das restrições de contribuições financeiras dos EUA para a organização, ocorridas em finais de 2011. A medida foi tomada depois da votação que reconheceu a Palestina como membro pleno da Unesco.

Na agência da ONU, Kerry também falou com os membros do Conselho Executivo e com o presidente da Conferência Geral da Unesco, Hao Ping.

Prevenção do Extremismo

A Unesco e os Estados Unidos serão parceiros para a realização da primeira Conferência sobre Prevenção do Extremismo através da Educação, marcada para 6 de novembro durante a Conferência Geral da Unesco.

Kerry disse que o mandato da Unesco é “neste momento mais necessário do que nunca”. Para o secretário de Estado trata-se de um “tempo crítico para construir a paz nas mentes de homens e mulheres”.

Cidadania Global

Na ocasião, Irina Bokova destacou o amplo leque de objetivos comuns entre a Unesco e os EUA.

Entre eles estão a promoção da alfabetização e da educação, o combate ao extremismo violento, a promoção da cidadania global, o combate ao racismo, a discriminação e o antissemitismo através da educação.

Entre as áreas de interesse, a responsável mencionou a salvaguarda do património cultural partilhado, a promoção da liberdade de expressão e da sustentabilidade dos oceanos.

Kerry destacou a participação de Bokova na Cimeira de Líderes para o Combate ao Extremismo Violento, que decorreu à margem da Assembleia Geral da ONU em setembro, em Nova Iorque.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031