Argélia: fortes chuvas causam "danos catastróficos" a campos de refugiados

Ouvir /

Locais acolhem deslocados saarauís; estimativas iniciais das Nações Unidas apontam para pelo menos 7 mil famílias com casas destruídas total ou parcialmente.

7 mil famílias tiveram as suas casas total ou parcialmente destruídas. Foto: ONU/Logan Abassi

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que "fortes chuvas sem precedentes causaram danos catastróficos em campos de refugiados saarauís" em Tindouf, na Argélia.

Stephane Dujarric declarou que, segundo estimativas iniciais da ONU, pelo menos 7 mil famílias tiveram as suas casas total ou parcialmente destruídas.

Tijolos de Barro

Falando a jornalistas, em Nova Iorque, o representante disse ainda que "mais destruição poderia ocorrer enquanto as construções de tijolos de barro continuam a desintegrar-se".

Segundo o porta-voz, "a necessidade mais urgente é fornecer abrigo". O representante declarou ainda que "estoques de alimentos, serviços de saúde e outras infraestruturas sociais, como escolas, também ficaram danificadas".

Ajuda Humanitária

Agências das Nações Unidas criaram uma equipa de coordenação liderada pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados e o Crescente Vermelho argelino e saarauí, assim como ONGs nos campos.

Remessas iniciais de suprimentos de emergência já foram agendadas e um apelo para ajuda humanitária será emitido nos próximos dias.

Mobilização

A ONU pede à comunidade internacional que se mobilize para atender a estas "necessidades urgentes".

Além destas questões imediatas, planeamento e financiamento para a reconstrução dos campos de forma menos frágil também será necessário para os refugiados até que estes possam retornar às suas casas.

*Apresentação: Denise Costa.

Leia Mais:

Líderes e ativistas líbios reúnem-se na Argélia em apoio ao diálogo político

Negociações sobre Saara Ocidental continuam em Dezembro, diz ONU

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031