Evento global vai tornar o mundo "azul da cor da ONU" para marcar 70 anos

Ouvir /

Cerca de 200 monumentos e marcos em cerca de 60 países serão iluminados da cor oficial da organização; campanha global comemorar o 70º aniversário das Nações Unidas em 24 de outubro; estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro participa da iniciativa.

Subsecretária-geral da ONU para Informação Pública, Cristina Gallach. Foto: ONU/Kim Haughton

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York

Cerca de 200 monumentos e marcos em cerca de 60 países em todo o mundo serão iluminados de azul, a cor oficial das Nações Unidas.

A iniciativa faz parte de uma campanha global para comemorar os 70 anos da organização, em 24 de outubro.

Subsecretária-Geral

Falando a jornalistas em Nova York, a subsecretária-geral para Informação Pública, Cristina Gallach, afirmou que esta é uma campanha liderada pelo Departamento de Informação Pública da ONU.

Segundo ela, a iniciativa tem tido "grande apoio de governos, cidades, prefeitos e, localmente, de centros de informação em muitos países".

Marcos Mundiais

Famosos marcos mundiais como a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, as pirâmides, no Egito, o prédio da Ópera de Sidney, na Austrália, o Empire State Building, em Nova York, e a Torre de Pisa, na Itália, serão iluminados de azul.

Outros participantes incluem o museu Hermitage, na Rússia, a cidade antiga de Petra, na Jordânia, o castelo de Edimburgo e o Palácio de Westminster, no Reino Unido, a montanha da Mesa, na África do Sul, a Torre SkyTree, no Japão e Alhambra, na Espanha, entre muitos outros.

Entusiasmo

Em um comunicado à imprensa, a secretário-geral da ONU agradeceu os Estados-membros por demonstrarem “tamanho entusiasmo em marcar os 70 anos do apoio da ONU à paz, ao desenvolvimento e aos direitos humanos”.

Para Ban Ki-moon, ao transformar o mundo em azul da cor da ONU por um dia, é possível “iluminar o caminho para um amanhã melhor”.

Central Park

A sede da ONU, em Nova York, será iluminada por duas noites, começando em 23 de outubro, quando acontecerá o concerto anual do Dia da ONU.

No sábado, no Central Park, em Nova York, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o presidente da Assembleia Geral, Mogens Lykketoft, participam da inauguração de uma nova instalação de arte dedicada às Nações Unidas.

Criada pelo artista espanhol Cristóbal Gabarrón, a obra apresenta 70 figuras em tamanho real, representando cada ano da organização, de mãos dadas em torno de um grande globo.

As figuras foram projetadas para exprimir uma corrente humana de cidadãos globais,unidos em solidariedade, tolerância, respeito pela natureza e responsabilidade compartilhada.

Acesse a página especial da Rádio ONU sobre os 70 anos das Nações Unidas.

Leia Mais:

Estátua do Cristo Redentor será iluminada de azul pelos 70 anos da ONU

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031