Em Madrid, delegados da imprensa líbia debatem papel na reconciliação e paz

Ouvir /

Unesco apoia mesa-redonda para promover a liberdade de expressão e os meios de comunicação independentes; Espanha, EUA e Finlândia também contribuem para iniciativa que deve criar código de conduta para os medias locais.

A iniciativa é parte dos esforços para capacitar os meios de comunicação líbios. Foto: Simone D. McCourtie / Banco Mundial

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Gestores e proprietários de meios de comunicação da Líbia participam até esta quinta-feira numa mesa-redonda sobre os desafios do setor, no Centro Cultural Casa Árabe da capital espanhola Madrid.

Os 20 participantes abordam o cenário do dia-a-dia no trabalho e as estratégias para desenvolver políticas e ações que possam ir de encontro com as melhores práticas internacionais.

Reconciliação

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, a ideia é reforçar a contribuição dos profissionais de informação para a reconciliação e a paz no país do norte de África.

A agência da ONU organiza o encontro em parceria com o Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação da Espanha, com o apoio dos Estados Unidos e da Finlândia.

A Unesco revelou tratar-se de uma parte dos seus esforços com vista a capacitar melhor os meios de comunicação líbios, além de promover a liberdade de expressão e os meios de comunicação independentes.

Princípios

Em julho, um evento similar culminou com uma declaração de princípios fundamentais. No fim do encontro desta semana, a ideia é que seja criado um código de conduta a ser usado pelos medias líbios.

Na primeira sessão, os delegados participantes disseram ter consciência da sua responsabilidade de fazer com que os cidadãos do seu país entendam a realidade. Eles sublinharam que o papel dos jornalistas é essencial por estes serem veículos de informação rigorosa e independente para a promoção da paz.

*Apresentação: Alexandre Soares.

Leia Mais:

Mediador confirma continuação de diálogo sobre a Líbia

Unicef preocupado com situação das crianças migrantes na Europa

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031