Côte d'Ivoire: especialista da ONU faz apelo por eleições calmas e livres

Ouvir /

Mohammed Ayat afirmou que o país precisa de "paz e democracia para poder continuar a desenvolver-se";  votação para as presidenciais decorre no dia 25 de outubro.

Eleições na Côte d'Ivoire. Foto: ONU/Hien Macline

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Um especialista independente da ONU sobre direitos humanos fez um apelo às autoridades da Côte d'Ivoire para que criem as condições favoráveis a uma eleição presidencial calma e livre.

O pleito decorre no dia 25 de outubro. Mohammed Ayat lembrou a "importância das eleições para o futuro", do país também conhecido como Costa do Marfim. Ele disse que o pleito deve constituir um "ponto de viragem".

Democracia

O especialista afirmou que o país precisa de "paz e democracia para poder continuar a desenvolver-se economicamente e humanamente e para voltar a ligar-se ao seu passado de país de abertura e inclusão".

Para Mohammed Ayat, o "respeito aos direitos humanos no próximo processo eleitoral é um elemento central para garantir um pleito livre e regular que traduza a expressão verdadeira da vontade política da população marfinense".

Opinião

Sobre as prisões de mais de 50 pessoas durante as manifestações que ocorreram entre 10 e 26 de setembro, o especialista fez um apelo às autoridades para que nenhuma pessoa seja detida "pela simples expressão de sua opinião ou por ter exercido seu direito de reunião pacífica".

Ele disse ainda que os políticos devem evitar as provocações e os discursos que incitam direta ou indiretamente à violência, ao ódio e à discriminação ou criem ou estimulem tensões num "contexto sensível".

Segundo Ayat, a comunidade internacional está atenta aos acontecimentos em curso na Costa do Marfim.

*Apresentação: Denise Costa.

Leia Mais:

FAO alarmada com surto de gripe aviária na África Ocidental | Rádio das Nações Unidas

Conselho de Segurança renova presença de missão da ONU na Cote d'Ivoire | Rádio das Nações Unidas

TPI marca julgamento de antigo presidente marfinense para novembro | Rádio das Nações Unidas

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031