Banco Mundial destaca empreendedorismo jovem em reunião no Peru

Ouvir /

Instituição diz que 10% das empresas latinoamericanas são comandadas por pessoas com menos de 35 anos; estudo mostra que maiores desafios são burocracia e falta de verba para investimento.

Sean foi um dos participantes de um painel dedicado ao papel dos jovens empreendedores no crescimento sustentável. Imagem: Franz Mahr / World Bank

Mariana Ceratti, do Banco Mundial em Lima, Peru, para a Rádio ONU.*

O Banco Mundial deu atenção especial ao poder do empreendedorismo jovem no mundo em desenvolvimento durante a reunião anual conjunta com o Fundo Monetário Internacional, que está sendo realizada em Lima, Peru.

A instituição financeira explicou que uma em cada 10 empresas latinoamericanas é comandada por uma pessoa com menos de 35 anos. A região só perde para a África Subsaariana, onde quase um terço dos negócios é também comandado por jovens.

Burocracia e Verbas

Ainda assim, há muitos entraves para o empreendedorismo jovem na América Latina, como a burocracia e a falta de verbas para investimento.

As conclusões são de uma consulta global feita em mais de 40 países pelo Banco Mundial e a ONG Young Americas Business Trust.

Allen Blue, cofundador do Linkedin, uma das redes sociais mais usadas para contatos profissionais, destacou que o empreendedorismo atinge mais sucesso quando ele é realizado por várias vezes.

Segundo Allen Blue, "a boa notícia é que existem agora tecnologias que permitem a criação de aplicações, websites e (também) aplicações para o facebook com baixo custo."

Haiti

O ator e ativista Sean Penn também participou do evento e discutiu o poder do empreendedorismo jovem para criar oportunidades em países pobres.

Ele está à frente de um projeto que busca ao mesmo tempo reflorestar o Haiti e gerar empregos no país.

A pesquisa afirma que mais do que a necessidade, a oportunidade é o principal motivo pelo qual tantos jovens em todo o mundo decidem criar empresas.

Segundo o Banco Mundial, para melhorar o ambiente de negócios, os empreendedores participantes da consulta pedem mais investimentos em infraestrutura e capacitação profissional.

Mais informações sobre as reuniões anuais do Banco Mundial-Fundo Monetário Internacional em Lima, Peru você encontra aqui: Facebook.com/BancoMundialBrasil  e @bancomundialbr.

*Apresentação: Edgard Júnior

Leia Mais:

FMI aumenta esforços para ajudar países a financiar desenvolvimento

Banco Mundial afirma que economias da AL. e do Caribe não vão crescer

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031