Banco Mundial afirma que economias da AL. e do Caribe não vão crescer

Ouvir /

Afirmação consta do relatório conjunto da instituição e do Fundo Monetário Internacional divulgado no Peru; documento mostra que resultado terá impacto na criação de empregos e valor de salários no ano que vem.

Pescadores no México. Imagem: Curt Carnemark / World Bank

Mariana Ceratti, do Banco Mundial em Lima, Peru, para a Rádio ONU.*

O novo relatório do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional sobre o Panorama Econômico Global mostrou que as economias da América Latina e do Caribe não vão crescer em 2015.

Segundo o economista-chefe do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe, Augusto de la Torre, o resultado terá impacto na criação de empregos e no valor dos salários em 2016.

Mercado de Trabalho

Em Lima, no Peru, onde o documento foi lançado e onde ocorrem as reuniões do Banco Mundial e do FMI, de la Torre destacou os efeitos da desaceleração sobre o mercado de trabalho.

Ele afirmou que "muitos trabalhadores estão passando, outra vez, para o setor informal ou então estão passando de empregos em empresas grandes e com bons salários para empresas pequenas".

O economista-chefe disse que na última década, o emprego foi o principal motivo para a redução da desigualdade na América Latina e no Caribe. Diante do crescimento perto de zero, os autores do estudo se preocupam com um possível retrocesso nas conquistas sociais da região.

O relatório diz ainda que esse baixo crescimento econômico é motivado pela desaceleração da China, que reduziu a importação de produtos latinoamericanos, entre outros efeitos.

O estudo também aponta a queda nos preços das matérias-primas, o principal produto de exportações da América Latina.

Para a economia latinoamericana voltar a crescer com vigor, os autores recomendam mudanças para aumentar a produtividade e a competitividade.

Mais informações sobre as reuniões anuais do Banco Mundial-Fundo Monetário Internacional em Lima, Peru você encontra aqui: Facebook.com/BancoMundialBrasil  e @bancomundialbr.

*Apresentação: Edgard Júnior

Leia Mais:

Unctad quer criação de nova mentalidade para políticas financeiras

Cepal: economia da América Latina e do Caribe vai retrair em 2015

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031