Ator Daniel Craig participa de ação para retirada de minas em Chipre

Ouvir /

Mais conhecido pelo papel do agente secreto britânico 007 nas telas de cinema, Craig é Defensor Global da ONU para a Eliminação de Minas e Explosivos.

O ator ficou impressionado ao ver especialistas em desarmamento de minas. Foto: UNFICYP

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O ator britânico Daniel Craig participou esta terça-feira, em Chipre, de uma operação humanitária para a retirada de minas terrestres.

Essa foi sua primeira missão como Defensor Global da ONU para a Eliminação de Minas e Explosivos.

Impacto

Mais conhecido pelo seu papel como o agente britânico 007 nas telas de cinema, Craig reforçou a importância dos esforços de retirada das minas depois de testemunhar o impacto desses explosivos sobre as pessoas e comunidades afetadas.

O ator acompanhou por dois dias os trabalhos da Força de Paz das Nações Unidas no Chipre, quando visitou um campo minado descoberto recentemente pelos especialistas do serviço de minas explosivas.

Ele disse que depois de ter gravado um filme no Camboja, tinha conhecimento da contaminação generalizada causada por esses explosivos espalhados pelo país.

O ator britânico ficou impressionado ao ver especialistas em desarmamento de minas cambojanos auxiliando as operações no Chipre.

Objetivo

O novo Defensor Global da ONU também visitou recentemente uma área livre de explosivos que fica na região de proteção em Nicósia, a capital.

A chefe da Missão da ONU, Lisa Buttenheim, disse que o fato de Craig ter escolhido o Chipre como sua primeira visita é significativo. Ela afirmou que a presença do ator britânico chama atenção para o objetivo da ONU de alcançar um país livre de minas terrestres.

Na última década, os especialistas das Nações Unidas conseguiram retirar mais de 27 mil minas da região de proteção no Chipre. Segundo a ONU, foram mais de 74 campos minados, uma área de 10 km² agora livre de qualquer explosivo e que pode se tornar produtiva.

Os especialistas calculam que milhares de minas terrestres e outros explosivos ainda estejam enterrados em várias regiões do país.

Leia Mais:

Daniel Craig nomeado Defensor Global para a Eliminação de Minas

Ban: ONU conseguiu destruir mais de 400 mil minas antipessoais em 2014

Maputo reúne comunidade internacional para avaliar banimento de minas

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031