Agenda 2030: entenda o que é o Desenvolvimento Sustentável

Ouvir /

Em entrevista à Rádio ONU, especialista do Pnud afirmou que conceito significa "o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas necessidades"; nova agenda tem 17 objetivos e 169 metas com prazo até 2030.

Sede da ONU, em Nova York, iluminada com projeções relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Foto: ONU/Cia Pak.

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Os 193 Estados-membros das Nações Unidas adotaram em 25 de setembro a nova Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, com 17 objetivos e 169 metas.

A Rádio ONU conversou com a especialista em Desenvolvimento Sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, Renata Rubian, que explicou o conceito.

Futuras Gerações

"O desenvolvimento sustentável, na verdade, é o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. Isso é feito, ao mesmo tempo, com o uso razoável dos recursos que a Terra pode oferecer, preservando as espécies e os habitats naturais".

A especialista falou da nova agenda, que substitui os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio cujo prazo se encerra no fim deste ano.

Mídias Sociais

"Ela é uma agenda universal. Ela tem importância para países desenvolvidos e países em desenvolvimento. O que seria inovador, tem várias dimensões, mas eu gostaria de ressaltar que o papel da mídia social na socialização rápida dessa nova agenda será um processo nunca presenciado antes em nenhuma agenda internacional, vai ser interessante acompanhar isso. Essa é com certeza uma agenda mais complexa que tenta equilibrar as dimensões sociais, econômicas, de meio ambiente e de prosperidade, de paz e segurança, que não podemos esquecer."

A nova agenda foi elaborada com a participação da sociedade civil e com consultas que duraram quase três anos.

Participação e Consumo

"E a participação da sociedade civil não termina, no entanto, na definição da agenda. Ela continua sendo necessária para a implementação posterior dos objetivos. As questões centrais que ali se encontram para debate, ou seja, de modo de produção, padrões de consumo, nós precisamos da participação da sociedade para que elas, na verdade, se cristalizem".

Entre os objetivos da nova agenda estão a erradicação da pobreza e a educação de qualidade. A lista de todos os objetivos e metas está na Rádio ONU.

Leia Mais:

Entrevista: Desenvolvimento Sustentável e a nova Agenda 2030

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031