Unicef apoia projecto "Ser diferente é Normal" em Moçambique

Ouvir /

O Fundo das Nações Unidas para Infância presta apoio técnico a iniciatica que apela ao respeito entre os humanos, com destaque à actual situação que assola Moçambique, a perseguição dos albinos.

Stewart Sukuma canta a música: Ser Diferente é Normal. Foto: Stewart Sukuma

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, está apoiando uma iniciativa em Moçambique chamada "Ser Diferente é Normal". O foco é combater o preconceito contra os albinos.

Preocupados com as diferenças entre os seres humanos, os músicos Stewart Sukuma e Argentina Luís juntaram para conceber o projeto, que visa apelar o respeito ao próximo, preservando os valores morais.

Momento

Para fortificar o projecto basearam no tema musical "Ser Diferente É Normal". O projeto surge num momento em que em Moçambique, a perseguição, o rapto e a morte de albinos para supostos uso em feitiçaria tende aumentar.

A Rádio ONU conversou com os artistas. Stewart Sukuma, um dos mentores, recorda que tudo começou quando desempenhava funções de Embaixador da Boa Vontade do Unicef.

"Ser Diferente É Normal é uma música que já existe e que foi interpretada por vários cantores no mundo inteiro, e nós recebemos do Unicef uma autorização formal para gravarmos essa música. Tudo começa aí, mas tem tudo haver com o momento, então nada melhor do que pegar numa coisa que já existia e tinha muito haver com projeto para dar continuidade, dado aos acontecimentos que tem sido levados a cabo em Moçambique e países limitofres, a perseguição aos albinos."

O projecto idealizado apenas para redes sociais ganhou espaço, daí a necessidade de contar com colaboradores, afirma Stewart Sukuma.

Colaboração

"É incrível como a  nossa intenção no princípio era tão pequena, só de querermos que nos abraçassemos, demonstrassemos o carinho entre nós, solidariedade, era só isso…mas logo que o projecto foi divulgado, ficou uma coisa muito grande. Sabemos definitivamente que as pessoas vão exigir que os efeitos sejam alargados pelas outras frentes. Vamos querer colaboração de outros organismos para fazer com que esta mensagem chegue a sítios mais recônditos do país."

Nesta fase o projecto conta com fundos próprios dos artistas, com apoio da TV Sucesso, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e o Unicef.

"Convidamos o Unicef para supervisionar e fazer acompanhamento para que as balizas sejam respeitadas, a divulgação em termos de imagens gestuais, linguagens, em termos do que vamos passar para um público grande. Convidamos também o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. É legítimo que este projeto esteja representado por um governante. O governante pode passar a mensagem do quão  importante à participação das nossas autoridades neste processo."

Sonhos

Para cantora Argentina Luis, o projecto  "Ser Diferente É Normal" é um abertura para todos aqueles que sonham por um respeito ao ser humano.

"Meu principal sonho é de ser conhecida e reconhecida em todo mundo como eu sou, cantora e albina, ser aceite como sou, este é meu maior sonho."

O projecto "Ser Diferente é Normal" irá apresentar em breve um vídeo com mensagens apelativas e a necessidade de respeito entre os humanos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031