Unfpa pede US$ 4 milhões para garantir saúde das refugiadas

Ouvir /

Fundo de População da ONU alerta para grávidas que chegam à Europa e a milheres que correm risco de violência sexual; agência quer distribuir kits com itens de saúde e de higiene, para ajudar a preservar a dignidade dessas mulheres.

Fundo da ONU preocupado com refugiadas. Foto: UNICEF/Tomislav Georgiev

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Centenas de milhares de refugiadas e migrantes continuam chegando à Grécia e seguindo pelos Balcãs para alcançar a Europa Ocidental. Por isso, o Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa, está alertando para a situação de saúde dessas mulheres.

O Unfpa lançou nesta terça-feira um apelo humanitário no valor de US$ 4,2 milhões, dinheiro que será usado para garantir acesso a cuidados de saúde reprodutiva e sexual e proteger as refugiadas da violência.

Gravidez

Segundo o Fundo, cerca de 4 mil refugiados e migrantes chegam na Grécia diariamente. A maioria saiu da Síria e após a Grécia, segue pela Sérvia ou pela ex-República Yugoslava da Macedônia tentando alcançar outros países da União Europeia.

O Unfpa calcula que 13% desses refugiados são mulheres e se a tendência atual continuar, nos próximos seis meses 70 mil devem fazer a rota dos Balcãs. Deste total, a projeção do Fundo da ONU é para 4,2 mil grávidas e 1,4 mil com risco de sofrer violência sexual.

Clínicas Móveis

As mulheres e meninas que fazem a travessia para chegar à União Europeia muitas vezes não têm acesso a serviços básicos de higiene e de saúde. Por isso o Unfpa fez o apelo financeiro, dizendo ser importante responder às necessidades das refugiadas.

Nos próximos seis meses, o Unfpa planeja distribuir 70 mil "kits de dignidade", com itens de higiene e de saúde "que vão ajudar mulheres e meninas a preservar sua dignidade" enquanto fazem a travessia.

Em pontos estratégicos da rota dos Balcãs, serão instaladas clínicas móveis com ginecologistas e enfermeiras e as unidades terão material suficiente para garantir partos seguros e ajudar as mulheres a prevenir o HIV e outras infecções.

Leia Mais:

“Todos os países devem contribuir para resolver crise de refugiados”

Acnur: tempo está acabando para Europa resolver emergência de refugiados

Coordenador da ONU fala de "imenso desespero" em deslocados no Níger

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031