Unaids diz que ODS representam oportunidade histórica para o mundo

Ouvir /

Agência da ONU afirma que Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fornecem um "mapa" para resolver os maiores desafios globais; Agenda 2030 busca erradicar a epidemia da Aids em 15 anos.

Luiz Loures. Foto: Uniads

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids, Unaids, afirmou que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável representam uma oportunidade histórica para unir o mundo para um planeta e um futuro mais sustentáveis para todos.

A nova agenda 2030 tem 17 objetivos e 169 metas que buscam desde acabar com a pobreza e a fome até pôr um fim à epidemia de Aids. O documento serve como um "mapa" para resolver os maiores desafios globais.

Desafio

O vice-diretor-executivo do Unaids, Luiz Loures, falou à Rádio ONU sobre como alcançar esse desafio.

"Nós também somos ambiciosos, nós seguimos a linha dos novos objetivos. Sem dúvida, com o progresso que temos até o momento nós podemos acabar com a Aids até 2030. Eu posso te dizer da minha experiência pessoal, eu comecei a trabalhar com a Aids como médico antes de existir tratamento, no começo dos anos 80, eu não esperava que no meu tempo de vida profissional a gente pudesse estar conversando sobre o fim da epidemia de Aids. Vai acontecer, mas é claro existe um desafio, principalmente nos países menos desenvolvidos e, principalmente em relação aos grupos mais vulneráveis."

Loures falou sobre a importância de incluir nesse processo as pessoas mais necessitadas.

Mais Pobres e Vulneráveis

"Eu acho que a oportunidade que os novos objetivos (de desenvolvimento sustentável) nos dão é de trazer ao centro de ação os mais pobres, os mais vulneráveis, quaisquer que sejam, as comunidades mais afetadas. Se conseguirmos fazer isso alcançamos os objetivos. Mas negócio, como diríamos em inglês, Business as Usual, continuar o negócio como fizemos até agora não vai nos levar a 2030, aos objetivos que nós pretendemos."

O ODS 3 quer assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Além de erradicar a Aids, o objetivo busca acabar com outras doenças, como a malária e a tuberculose, no prazo de 15 anos.

Leia Mais:

Leia todas as matérias sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Dilma afirma que Brasil está determinado e comprometido com ODS

Papa diz que “adoção da Agenda 2030 representa sinal de esperança”

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031