Saiba como fazer parte da nova agenda de Desenvolvimento Sustentável

Ouvir /

Especialista da ONU fala que esta é "realmente uma agenda para todos" e que "as pessoas podem participar de várias maneiras".

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Começa nesta sexta-feira, na sede das Nações Unidas, em Nova York, o encontro global onde líderes mundiais vão adotar a nova Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

Para o chefe do grupo de comunicação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, esta é "realmente uma agenda para todos". Em entrevista à Rádio ONU, Nikhil Chandavarkar falou sobre a participação do cidadão comum neste processo.

Sociedade Civil

"Essa agenda foi elaborada de forma bem diferente que a agenda anterior. Houve muitas consultas com a sociedade civil, quase três anos de consultas para chegar ao consenso atual. Também é uma agenda bem mais abrangente do que era a agenda anterior. As pessoas podem participar de várias maneiras. Haverá muitas consultas da sociedade civil. Há uma campanha, 7 bilhões de pessoas em 7 dias que vai ser lançada daqui a pouco, semana que vem, e vai usar todos os meios de comunicação para transmitir esses objetivos e a nova agenda ao mundo inteiro".

A nova Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável tem 17 objetivos, com 169 metas.

Rio+20

O especialista disse ainda que "o marco essencial é o documento que saiu da conferência Rio+20"

"Uma agenda bem mais abrangente. Não só uma agenda social, como era a agenda anterior, do milênio, mas também uma agenda econômica e ambiental. Essa é a grande diferença. A outra agenda tratava de temas muito importantes, que também figuram aqui, como acabar com a pobreza, melhorar a situação das mulheres e das moças, fornecer educação para todos, mas aqui também tem infraestrutura, industrialização, emprego e crescimento."

Estilos de Vida

Nikhil Chandavarkar falou de formas de comunicar os objetivos e envolver a sociedade civil nesta agenda.

"Uma maneira é através da transformação de estilos de vida. Tem um dos objetivos muito importantes, que não existia na agenda anterior, estilos de produção e consumo sustentáveis. Eu acho, então, que cada pessoa ao consumir de forma sustentável, pode contribuir à agenda".

Segundo o especialista, outra forma seria, usar o processo político, "exigir dos congressistas, das autoridades eleitas que sejam cumpridos esses objetivos".

Leia Mais:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Conheça os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031