Presidente Nyusi: "Moçambique concluiu com êxito programa de desminagem"

Ouvir /

Líder moçambicano discursou esta segunda-feira na 70ª Assembleia Geral; Filipe Jacinto Nyusi declarou que "Nações Unidas devem se orgulhar pela estabilidade e crescimento de Moçambique".

Filipe Jacinto Nyusi em discurso na 70ª Assembleia Geral. Foto: ONU/Cia Pak

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Ao discursar na 70ª Assembleia Geral da ONU, esta segunda-feira, o presidente de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou que o país "concluiu com êxito o programa de desminagem"

"Libertamos as áreas de risco conhecidas que totalizavam 500 milhões de metros quadrados de terra. De pouco valia termos a nossa pátria se os nossos pés estavam interditos de nela viajar em toda a sua extensão ou mesmo de praticar a agricultura, a pecuária, o turismo ou mesmo extrair o nosso carvão ou o grafite. Esta é uma vitória que celebramos com intensa emoção."

Celebração

O presidente moçambicano mencionou que este ano marca o aniversário de 70 anos das Nações Unidas e quatro décadas de independência do país.

"Celebramos 40 anos de cooperação com as Nações Unidas, portanto, com esta casa. Estamos em festa e as Nações Unidas devem se orgulhar pela estabilidade e crescimento de Moçambique. Temos uma responsabilidade acrescida de manter este crescimento."

Paz e Segurança

Na Assembleia Geral, Filipe Jacinto Nyusi disse que a ONU "não conseguiu de forma plena garantir a paz e segurança internacional".

"Conflitos inter e intraestatais proliferam sobretudo em África e no Médio Oriente. O fenómeno do terrorismo vai se afirmando como uma das mais graves ameaças da atualidade. A descolonização ainda não está completa e o subdesenvolvimento está longe de passar para a história(…) Contudo, fracassos não podem ser vistos como um fatalismo. Devem ser assumidos como desafios que exigem mais do que meras palavras".

O presidente moçambicano afirmou ainda que "sem as Nações Unidas, o contexto político, económico e social em que vivemos seria, certamente, bem pior".

Os debates de alto nível da Assembleia Geral da ONU foram iniciados esta segunda-feira e seguem até sábado.

Leia Mais:

Na ONU, Moçambique ressalta lições aprendidas para cumprir planos globais

Discurso na Assembleia Geral: Filipe Jacinto Nyusi, Moçambique

Discurso: Filipe Jacinto Nyusi, Moçambique

70ª Assembleia Geral

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031