Moçambique: prémio da Unesco será aplicado em materiais de alfabetização

Ouvir /

Planos são da Associação Progresso que ganhou US$ 20 mil por iniciativa executada há 24 anos em duas províncias do norte; expansão do programa deve abranger as áreas mais populosas do país.

Parte dos vencedores dos Prémios de Alfabetização. Foto: Unesco.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque

A Associação Progresso, de Moçambique, anunciou que vai investir os US$ 20 mil do Prémio Unesco de Alfabetização Rei Sejong na compra de livros de alfabetização.

O galardão foi entregue esta semana à ONG, que opera há 24 anos nas províncias de Cabo Delgado e Niassa no norte. As áreas de atuação são as de desenvolvimento comunitário para mulheres e crianças.

Oportunidades

Em declarações à Rádio ONU, em Maputo, a oficial de programa da Associação Progresso, Tine Van Eyes, disse que nos dois pontos os níveis são os piores do país.

“Gostaríamos de aplicar esse dinheiro na mesma atividade. Penso que vamos fazer mais material e mais livros em línguas locais com esse dinheiro para os adultos educandos puderem aproveitar e ter mais oportunidades de ler e de aperfeiçoar as suas competências.”

Mulheres

A taxa de analfabetismo em Moçambique ronda os 48%, sendo considerada uma das mais altas do mundo. Cerca de 64% das pessoas que não sabem ler e escrever são mulheres. Nas áreas rurais os níveis chegam a 81%

Os planos de expansão da Associação Progresso incluem as províncias de Nampula e da Zambézia, as mais populosas do país. De acordo com a Unesco, o ensino nas línguas nacionais é que valeu a distinção da ONG.

Relações Sociais

“A língua local ajuda muito na introdução, no debate e na reflexão sobre relações sociais e sobre outros temas da saúde. Falamos muito sobre a nutrição, sobre a saúde e como educar as crianças, e mesmo vários assuntos da área económica. É sempre mais fácil para os educandos trocar ideias na língua local que eles dominem.”

Os vencedores das cinco categorias do Prémio foram reconhecidos pela Unesco na segunda-feira, durante a cerimónia que marcou o Dia Internacional da Alfabetização.

A capital francesa Paris acolheu as celebrações deste ano, que decorreram sob o lema “Alfabetização e Sociedades Sustentáveis".

Leia Mais:

Moçambique: Associação Progresso vence Prémio de Alfabetização da Unesco

Ban afirma que “alfabetização é mais necessária do que nunca”

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031