Pnuma destaca “grande valor” da Agenda de Desenvolvimento Sustentável

Ouvir /

Em conversa com a Rádio ONU, chefe da agência realçou impacto na economia e na população da área ambiental; questões do setor estão presentes em dois dos 17 objetivos da estratégia global aprovada esta sexta-feira.

Achim Steiner. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, considerou a Agenda de Desenvolvimento Sustentável uma estratégia de “grande valor”.

Falando à Rádio ONU, em Nova Iorque, Achim Steiner  disse prever uma maior integração através da cooperação da comunidade internacional até 2030, principalmente entre economias com diferentes níveis de desenvolvimento.

Economia

“A universalidade desta agenda é um ponto muito importante de cooperação para todos dentro da ONU. A mudança climática é uma perspetiva mas também os ecossistemas, os problemas da poluição, da qualidade do ar, são desafios ambientais que afetam a sanidade da economia e da saúde da população.”

A Agenda de Desenvolvimento Sustentável destaca questões ambientais nos objetivos 14 e 15, que abordam os ecossistemas e a biodiversidade. Nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, ODMs, o de número 7 previa garantir a sustentabilidade ambiental.

Marco

Steiner explicou porque a estratégia também é um marco no que diz respeito ao ambiente.

“Nos últimos 20 anos, o meio ambiente tem tido um papel marginal. Hoje é um tema integral e também universal. Esse é um ponto muito importante porque o trabalho das Nações Unidas não é só para os países do sul. O desafio da sustentabilidade tem importância igual para os países industrializados.”

Achim Steiner defende que o conjunto de 169 metas é um ponto cooperação que integra nas prioridades globais as vertentes económica, social e ambiental ao combate à pobreza e à mudança climática.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031