Para Ban, novo plano global vai exigir mais capacidade produtiva dos países

Ouvir /

Secretário-geral destacou necessidade de ação das economias em desenvolvimento; Cabo Verde fala sobre visão muito própria do Grupo dos 77+China em encontro ministerial em Nova Iorque.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Mark Garten

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral das Nações Unidas disse esta quinta-feira que a nova agenda global exige o aumento da capacidade produtiva nos países em desenvolvimento, especialmente nos países menos desenvolvidos.

Ban Ki-moon falava numa reunião de ministros e diplomatas da aliança que promove os interesses económicos e capacidades de negociação dos seus membros nas Nações Unidas, denominado Grupo dos 77+China.

Papel Importante

O chefe da ONU disse que os integrantes do grupo desempenharam um papel extremamente importante na formação da agenda de desenvolvimento sustentável, a ser aprovada esta sexta-feira.

O embaixador de Cabo Verde junto às Nações Unidas esteve na sessão. Fernando Wahnon Ferreira destacou a união e a visão  partilhada pelas nações de regiões como África, Ásia e Pacifico além da América Latina.

Posições

“Agora estamos a discutir as questões relativas ao desenvolvimento, que são uma prioridade. Nós temos questões como a luta contra a pobreza versus acabar com a pobreza extrema. Naturalmente, temos varias opiniões relativamente ao próximo acordo sobre o clima, em Paris, em que temos as nossas posições e marcamos a nossa agenda. Temos várias outras opiniões relativamente à estrutura das Nações Unidas e damos o nosso contributo na discussão na dita reforma do sistema.”

Ao discursar na reunião, o chefe da ONU disse esperar que seja sustentado o mesmo entusiasmo e idealismo à medida que se avança para a implementação do novo  plano global.

Agenda

A recomendação de Ban é que a ação dos países seja para construir a consciência e o compromisso com a agenda de Desenvolvimento Sustentável.

A nível internacional, o secretário-geral  pediu o envolvimento do G77 no fórum sobre desenvolvimento sustentável, que vai avaliar a execução da agenda com o sistema das Nações Unidas.

Leia Mais:

Nova agenda global será central para G77+China, declara Ban Ki-moon

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031