"Países precisam investir em pessoas", defende Obama na ONU

Ouvir /

Presidente dos Estados Unidos discursou no encerramento da Cúpula sobre o Desenvolvimento Sustentável; ele fez anúncios sobre o combate ao HIV e afirmou "aos cínicos e céticos" que o desenvolvimento funciona.

Barack Obama em discurso na Cúpula sobre o Desenvolvimento Sustentável. Foto: ONU/Amanda Voisard

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O presidente dos Estados Unidos iniciou seu discurso na Cúpula da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável destacando progressos alcançados nos últimos 15 anos.

Barack Obama mencionou a redução da fome no mundo; milhões de crianças que estão na escola, a prevenção e tratamento de sarampo, tuberculose e malária, redução das mortes por HIV e "1 bilhão de pessoas que saíram da extrema pobreza".

Pobreza

Mas olhando para os próximos 15 anos, o presidente americano mandou uma mensagem para os "cínicos e céticos".

Barack Obama afirmou que o "desenvolvimento funciona, investir em saúde pública funciona, é possível quebrar o ciclo da pobreza e pessoas e países podem prosperar".

Desafios

O presidente dos Estados Unidos lembrou que muito ainda precisa ser feito, porque centenas de mulheres morrem diariamente durante o parto; milhões de crianças estão fora da escola e milhões de pessoas do mundo não tem acesso à água potável nem a vasos sanitários."

Obama reafirmou que "apoiar o desenvolvimento não é caridade, mas um dos melhores investimentos que podem ser feitos para o futuro". Ele destacou que todas as nações, inclusive os Estados Unidos, têm um trabalho a fazer.

O presidente foi aplaudido ao afirmar o compromisso dos Estados Unidos com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Barack Obama prometeu, que mesmo quando deixar de ser presidente, irá continuar lutando pela redução das desigualdades.

HIV/Aids

Obama explicou que nos próximos dois anos, os Estados Unidos irão garantir tratamento antirretroviral para todas as pessoas com Aids no país e investir US$ 300 milhões para ajudar a reduzir em 40% as novas infecções de HIV em meninas e mulheres da África Subsaariana.

O presidente americano acredita que o mundo está perto de ter a primeira geração livre de Aids.

Mulheres

Aos líderes mundiais reunidos na Assembleia Geral, Obama pediu que invistam nas pessoas, que segundo ele, são o "melhor recurso que temos". Investimentos em educação, em habilidades e em jovens empresários são essenciais.

Barack Obama considera a Agenda 2030 bastante ambiciosa, mas afirmou que é possível alcançar os 17 objetivos com um bom trabalho de todas as nações.

O presidente também foi muito aplaudido ao afirmar que "um dos melhores indicadores para avaliar o sucesso de uma nação é checar como esse país trata as mulheres".

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031