Organizações portuguesas preparam-se para receber 4,5 mil migrantes

Ouvir /

Presidente Aníbal Cavaco Silva disse à Rádio ONU que europeus mostram preocupação com dignidade; migrantes e refugiados na agenda de encontro previsto para esta quarta-feira na sede das Nações Unidas.

Refugiados preparam-se para entrar na Grécia. Foto: Unicef/Tomislav Georgiev.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Vários segmentos da sociedade civil portuguesa preparam-se para receber milhares de candidatos a asilo.

A informação foi dada à Rádio ONU pelo presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, numa entrevista realizada à margem da 70ª sessão da Assembleia Geral.

Plataformas

“Portugal, como sabe, já aceitou a proposta da União Europeia para acolher 4,5 mil refugiados que procuram asilo. Estão a se organizar plataformas da sociedade civil, em Portugal, para acolher com dignidade aqueles que fogem de países como a Síria, a Líbia, o Iraque ou o Afeganistão.”

A declaração foi feita horas antes da reunião de alto nível convocada pelo secretário-geral da ONU, que esta quarta-feira aborda o movimento de migrantes e refugiados.

Grécia e Itália

O encontro nas Nações Unidas ocorre uma semana depois da decisão de transferência de mais 120 mil pessoas da Grécia e da Itália pelas 28 nações que integram a União Europeia. A distribuição deve ocorrer nos próximos dois anos.

Cavaco e Silva disse que o continente está mostrar preocupação com a proteção dos que precisam.

Dignidade

“Para onde querem ir os cidadãos africanos atingidos pela guerra e pela violência? Para onde querem ir os cidadãos da Síria ou do Iraque atingidos pela guerra? Diz-se às vezes mal da Europa, mas todos querem ir para a Europa. A Europa está a fazer uma demonstração de acolhimento com dignidade desses milhares e milhares de cidadãos que largam as suas casas com os seus filhos, com os seus bebés, para procurar uma vida nova.”

De acordo com as Nações Unidas os cidadãos sírios lideram a lista de candidatos a asilo no bloco europeu. Desde 2011, foram feitos 429 mil pedidos para a região que lida com um fluxo que “aumenta exponencialmente”.

Leia Mais:

Portugal quer reconhecimento do português como língua oficial da ONU

Na ONU, Obama afirma que Estados Unidos aprenderam dura lição no Iraque

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031