ONU saúda colaboração que ajudou a restituir presidente do Burquina Fasso

Ouvir /

Secretário-geral sublinha papel de entidades regionais no processo de negociação com participação das Nações Unidas;  após golpe, Ban pediu moderação e garantia do respeito pela integridade física e direitos humanos.

Ban Ki-moon e Michel Kafando. Foto: ONU/Eskinder Debebe.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral saudou a restituição do presidente do Burquina Fasso, Michel Kafando, bem como das instituições de transição do país.

Em nota, Ban Ki-moon elogia os esforços da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, Cedeao, que interveio com uma equipa de mediação de alto nível para a rápida resolução da crise política.

Guarda Presidencial

Kafando foi formalmente reintegrado em cerimónia que teve lugar na quarta-feira na capital burquinabe Ouagadougou, uma semana depois do golpe de Estado militar levado a cabo pela guarda presidencial.

De acordo com agências de notícias, o evento foi testemunhado por vários líderes regionais que participaram na mediação para o fim da crise.

Na sua mensagem, o chefe da ONU homenageou a “excelente colaboração” entre as Nações Unidas, a União Africana, a Cedeao e outros parceiros internacionais para garantir o regresso da ordem constitucional no país.

Eleições

Ban sublinha que a retomada do processo de transição vai permitir que o Burquina Fasso realize as eleições presidenciais e legislativas de acordo com a Constituição do país e a Carta de Transição. A votação está prevista para 11 de outubro.

O apelo a todas as partes envolvidas é que ajam com moderação e que garantam o respeito pela integridade física e pelos direitos humanos de todos os cidadãos burquinabes.

Leia Mais:

Ban pede a forças do Burquina Fasso que evitem escalada da violência

ONU participa em cimeira regional para debater a crise no Burquina Fasso

Conselho de Segurança pode "considerar novos passos" para Burquina Fasso

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031