"ONU pronta para apoiar Estados-membros no sucesso dos objetivos globais"

Ouvir /

Afirmação foi feita pelo secretário-geral em evento paralelo à Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na abertura da Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Foto: ONU/Kim Haughton

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU afirmou que "o sistema das Nações Unidas está pronto para apoiar os Estados-membros para tornar os objetivos globais um sucesso".

Ban Ki-moon fez a declaração em um evento paralelo à Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que começou nesta sexta-feira.

Nova Era

O chefe da ONU afirmou que a "adoção da Agenda 2030 anuncia uma nova era de solidariedade global para a promoção de prosperidade, igualdade de oportunidades e gestão ambiental".

Segundo ele, pela primeira vez na história, há um conjunto de objetivos globais transformadores, que foi concordado por todos os países e se aplica a todas as nações.

Ban afirmou ainda que a agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram desenhados para se relacionarem com pessoas ao redor do mundo, mulheres e homens, jovens e velhos, ricos e pobres.

 

Mensagem de Esperança

Para o secretário-geral, a agenda traz "uma mensagem de esperança de que o mundo pode se unir para eliminar a pobreza, proteger o planeta e fornecer uma vida digna para todos".

Ban afirmou que no ano passado, com os objetivos sendo discutidos, começaram a surgir ideias de como fazê-los funcionar.

Ele mencionou que "diversos diálogos globais sobre implementação trouxeram as ideias do mundo e suas expectativas".

O chefe da ONU afirmou que "três princípios chave surgiram: participação, inclusão e parcerias". Ele disse ainda que a Agenda 2030 abraça esses princípios.

Teste Decisivo

Ban declarou que a implementação é o "teste decisivo" da nova agenda, que vai precisar de "liderança política e ação integrada".

Ele disse ainda que, neste dia, é possível dizer às pessoas em todo o mundo, aos especialistas de todas as áreas que contribuíram para esta agenda global, que eles foram ouvidos.

O secretário-geral afirmou que a Agenda 2030 é de todos e pediu que as pessoas peçam que compromissos sejam feitos e promessam cumpridas.

Leia Mais:

Na ONU, países adotam Agenda sobre o Desenvolvimento Sustentável

Papa diz que "adoção da Agenda 2030 representa sinal de esperança"

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Conheça os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031