ONU: investimento chileno na redução do risco de desastres deu resultados

Ouvir /

Sobre o terremoto de 8,3 graus de magnitude desta quarta-feira, representante da ONU afirmou que o investimento do Chile em infraestrutura resiliente, sistemas de alerta precoce e planejamento urbano garantiram que o número de vítimas fosse baixo nesta ocasião, apesar da intensidade" do tremor.

Margareta Wahlström. Foto: ONU/Devra Berkowitz

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

A chefe do Escritório da ONU para a Redução do Risco de Desastres, Unisdr, Margareta Wahlström, deu os parabéns ao governo chileno nesta sexta-feira.

O motivo foram suas ações bem sucedidas para reduzir o risco de desastres e minimizar o número de vítimas do terremoto de 8,3 graus de magnitude e do tsunami que ocorreram na noite passada.

Intensidade

Wahlström afirmou que "o investimento do Chile em infraestrutura resiliente, sistemas de alerta precoce e planejamento urbano garantiram que o número de vítimas fosse baixo nesta ocasião, apesar da intensidade do terremoto".

Ela disse ainda que "alertas precoces foram muito eficazes em salvar vidas e o mecanismo do país para garantir o cumprimento dos códigos de construção" também está dando resultados.

A chefe do Escritório ressaltou que a retirada de um milhão de pessoas garantiu que não houvesse repetição na perda de vidas que ocorreu há cinco anos quando 523 pessoas morreram.

Segundo as agências de notícias, pelo menos oito pessoas morreram e uma ainda está desaparecida.

Nível do Mar

Para Wahlström, o fato de "um milhão de pessoas terem sido retiradas para escapar da ameaça de ondas altas e enchentes da costa é uma evidência ainda maior de que o mundo está vendo um grande aumento na exposição a riscos naturais".

Ela mencionou a ameaça imposta pelo o aumento dos níveis do mar e o aquecimento das águas dos oceanos.

Plataforma de Sendai

O Chile está entre os países propensos a desastres que tiveram um papel chave na formulação da Plataforma de Sendai para a Redução do Risco de Desastres.

A estrutura é um plano global para a redução das perdas relacionadas a desastres e foi adotada no início deste ano durante a 3ª Conferência Mundial sobre Redução do Risco de Desastres. O documento enfatiza a importância dos sistemas de alerta precoce.

Leia Mais:

Desde 2008 uma pessoa por segundo ficou desalojada por um desastre

Furacão Katrina “expôs fraquezas no gerenciamento de riscos de desastres”

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031