ONU destaca prevenção de câncer com recuperação da camada de ozônio

Ouvir /

Em mensagem sobre o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, secretário-geral afirmou que recuperar da camada de ozônio pode prevenir até 2 milhões de casos de câncer de pele por ano; data é celebrada em 16 de setembro.

Foto: Pnuma

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.*

O secretário-geral da ONU afirmou que unido, o mundo conseguiu colocar a camada de ozônio no caminho de recuperação até a metade deste século. Como resultado, até 2 milhões de casos de câncer de pele podem ser prevenidos a cada ano, e ainda mais casos de cataratas evitados.

A avaliação está na mensagem de Ban Ki-moon para o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, celebrado nesta quarta-feira, 16 de setembro.

Beira da Catástrofe

O chefe da ONU disse que "não muito tempo atrás, a humanidade estava à beira de uma catástrofe".

O uso de substâncias nocivas à camada de ozônio, como CFCs, havia criado um buraco na camada que protege à humanidade da radiação ultravioleta, emitida pelo sol, que é prejudicial.

No entanto, Ban afirmou que o mundo enfrentou este desafio. Há trinta anos, a comunidade internacional assinou a Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio.

Protocolo de Montreal

Através do seu Protocolo de Montreal, o mundo se reuniu para reduzir a produção e o consumo de CFCs e de outras substâncias nocivas à camada.

Para o secretário-geral, o sucesso deste protocolo deve inspirar a todos enquanto ele espera a adoção da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e a ação dos governos no fim deste ano, em Paris, para moldar um caminho novo e coletivo para a mudança climática.

Para o chefe da ONU, o Protocolo de Montreal mostra do que o mundo é capaz quando as nações agem juntas a respeito de um desafio global.

Clima

No entanto, Ban afirmou que o trabalho do Protocolo de Montreal não está concluído.

Os hidroclorofluorcarbonetos, HCFCs, foram usados como substitutos para muitas substâncias nocivas à camada de ozônio.

Apesar de não serem nocivos a esta camada, eles são potentes gases de efeito estufa. Para o chefe da ONU, se nada for feito, estas substâncias vão contribuir para o "aquecimento do planeta, já super aquecido, nas próximas décadas".

Paris

Ban afirmou que um compromisso político para administrar os HCFCs que leve a uma emenda ao Protocolo de Montreal pode ser uma "das maiores vitórias em relação à mudança climática" na preparação para a conferência do clima em Paris, em dezembro.

Para o secretário-geral, a medida também seria outra "forte vitória nas ações multilaterais para proteger o meio ambiente".

Neste Dia Internacional, Ban pede que ao mundo que proteja o clima como preservou a camada de ozônio.

*Apresentação: Edgard Júnior.

Leia Mais:

Ban Ki-moon vê “bom caminho” na recuperação da camada de ozônio

 

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031