ONU: adoção de "agenda para pessoas e planeta" é "momento histórico"

Ouvir /

Avaliação é do subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Sociais, Wu Hongbo; nova agenda de desenvolvimento sustentável será adotada por líderes mundiais formalmente em setembro, na sede das Nações Unidas.

Subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Sociais, Wu Hongbo. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Negociações transformaram mais de 500 propostas em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, SDGs, para acabar com a extrema pobreza, combater a desigualdade e injustiça e abordar a mudança climática.

O subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Sociais, Wu Hongbo, afirmou que será um "momento histórico" quando os líderes mundiais formalmente se comprometerem a esta agenda no final deste mês.

Testemunha Ocular

Em uma entrevista ao centro de notícias da ONU, ele convidou as pessoas a assistirem, através da internet, a Cúpula sobre o Desenvolvimento Sustentável entre 25 e 27 de setembro na sede das Nações Unidas, em Nova York.

Ele afirmou esperar que as pessoas sejam "testemunhas oculares deste momento histórico".

No encontro, os líderes mundiais vão formalmente adotar a agenda pós-2015 de desenvolvimento sustentável, que Wu Hongbo descreveu como "uma agenda para as pessoas e o planeta no século 21".

Confiança

O subsecretário-geral afirmou que, diferente das metas anteriores, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ODMs, os Estados-membros tiveram "propriedade" sobre a agenda desde o início do processo há três anos.

Ele declarou ter confiança de que estes objetivos e suas metas associadas serão implementados em todo o mundo.

Apesar das muitas diferenças, Hongbo disse que "a força motora" por trás do trabalho dos últimos três anos é a crença comum de que a atual forma de consumo e produção "não é sustentável".

Objetivos e Metas

Os 17 objetivos e 169 metas propostos buscam estimular ação nos próximos 15 anos em áreas de importância fundamental para a construção de um mundo mais equitativo e sustentável para todos.

A adoção da agenda no final deste mês está entre diversos eventos divisores de águas em 2015, como a 3ª Conferência Internacional para o Financiamento para o Desenvolvimento, que ocorreu na Etiópia em julho, e a Conferência da ONU sobre Mudança Climática, COP 21, que será em Paris, em dezembro.

Leia Mais:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Hora de Ação Global

ONU quer aumentar a popularidade das novas metas do desenvolvimento

Encontro pede investimento em florestas para desenvolvimento sustentável

Assembleia Geral aprova rascunho da agenda global de sustentabilidade

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031