OMS: eliminar a raiva é um importante objetivo de saúde pública

Ouvir /

Diretor regional da OMS para o Sudeste Asiático afirmou que 1,5 mil milhão de pessoas na região está risco de infeção pela doença; Dia Mundial de Combate à Raiva é celebrado esta segunda, 28 de setembro.

Todos os anos 4 milhões de pessoas tomam a vacina contra a raiva. Foto: OMS/P. Desloovere

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O diretor regional da Organização Mundial da Saúde, OMS, para o Sudeste Asiático afirmou que "eliminar a raiva é um importante objetivo de saúde pública".

Poonam Khetrapal Singh declarou que a doença mata cerca de 25 mil pessoas por ano na região, o que representa 45% das mortes globais causadas pela doença. Mais de 1,5 mil milhão de pessoas na região está em risco de ser infetada pela enfermidade.

Vacina

A declaração do diretor regional da OMS está em mensagem sobre o Dia Mundial de Combate à Raiva, assinalado esta segunda, 28 de setembro.

O especialista afirmou que a cada ano, cerca de 4 milhões de pessoas tomam vacinas preventivas contra raiva, a maioria após mordidas de cão. Cerca de 40% das pessoas expostas a estas mordidas são crianças entre cinco e 15 anos.

No momento, não há cura para a doença. Para Poonam Khetrapal Singh, são necessárias estratégias nacionais para eliminação da raiva. Segundo ele, garantir que a vacinação antirrábica pós exposição esteja disponível para todos de maneira equitativa deve ser um elemento chave nas ações para eliminação da doença.

Animais

O especialista afirmou que as comunidades têm um papel muito importante a desempenhar na eliminação da raiva.

Ele mencionou medidas "simples mas importantes" como vacinação de cães e gatos de estimação contra raiva, lavar bem as feridas de mordidas com água e sabão e tomar vacina contra a doença no caso da exposição à mordida de um animal infetado ou suspeito.

A OMS está trabalhando em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, a Organização Mundial da Saúde Animal e outras instituições para implementar um programa abrangente para a eliminação da raiva em países com níveis endémicos da doença.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031