ODSs reconhecem relevância da biodiversidade, declara especialista

Ouvir /

Na Agenda de Desenvolvimento Sustentável tema é particularmente retratado nos  objetivos 14 e 15; Convenção sobre Diversidade Biológica destaca maior atenção dada na estratégia a ser adotada em cimeira que inicia a 25 de setembro.

Conservação dos ecossistemas. Foto: Pnuma

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica disse que a presença da biodiversidade em vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs,  mostra a relevância do tema para atingir outras metas sociais.

As declarações de Bráulio Dias foram feitas à Rádio ONU, de Montreal, no Canadá, num momento marcado por arranjos para que os líderes mundiais adotem a Agenda de Desenvolvimento Sustentável a 25 de dezembro.

Biodiversidade e Ecossistemas

“Estaremos aprovando 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dois dos quais são dedicados totalmente à biodiversidade e aos ecossistemas. O objetivo 14 para os ecossistemas marinhos e costeiros e o objetivo 15 para os ecossistemas terrestres, incluindo florestas e outros tipos de ecossistema. Mas é importante notar também que a biodiversidade ou os seus componentes estão presentes em vários outros.”

O Objetivo de Desenvolvimento do Milénio, ODM, de número 7 busca garantir a sustentabilidade ambiental. Dias defende que esta questão vem ganhando mais força numa tendência a manter-se nos próximos anos.

Recursos Naturais

“Com a nova agenda de desenvolvimento, a atenção que é dada à biodiversidade no contexto do desenvolvimento está sendo ampliada se compararmos com o que tínhamos dentro da estrutura acordada dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio. A biodiversidade apenas aparecia dentro do Objetivo de Desenvolvimento 7, de promover a biodiversidade ambiental e, de alguma forma, ressaltando a importância de reverter a perda de recursos naturais em particular as florestas e também de reverter a perda de biodiversidade.”

A nova agenda a ser cumprida até 2030 propõe no ODS 14 a conservação e o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Degradação da Terra

Já o objetivo 15 destaca proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e a perda de biodiversidade.

Bráulio Dias destaca o facto de questões essenciais para a vida do planeta estarem interligadas à diversidade biológica.

Cidades Sustentáveis

“É o reconhecimento da relevância da biodiversidade para se atingir outros objetivos sociais. Por exemplo, o objetivo que busca a segurança alimentar no qual a diversidade genética bastante salientada. Temos ainda  o objetivo que busca garantir a oferta de água, onde se reconhece a importância de conservar os ecossistemas responsáveis pela proteção dos mananciais de água e outros os objetivos, como o que busca promover cidades mais sustentáveis e a questão de áreas verdes aparece como um componente importante.”

A dimensão ambiental junta-se à económica e social nos ODSs que a ONU considera um “plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade”.

Leia Mais:

Especialista da ONU fala de papel “ativo” do Brasil nas negociações climáticas

Lusófonos com falta de fundos para garantir sustentabilidade ambiental

Alerta sobre ameaças no Dia Internacional da Diversidade Biológica 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031