Nova denúncia de exploração sexual na República Centro-Africana

Ouvir /

Alegação envolve funcionário civil da operação de paz da ONU; autoridades locais informadas do caso que está a ser investigado; novo episódio junta-se a 15 denúncias relacionadas à exploração e ao abuso sexual desde o ano passado.

Parfait Onanga-Anyanga. Foto: ONU.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana, Minusca, anunciou esta terça-feira que recebeu uma denúncia de exploração sexual cometida por um dos seus funcionários civis no sábado.

A operação de paz disse ter informado imediatamente às autoridades do país sobre as novas alegações.

Tolerância Zero

Decorrem investigações conduzidas pelo Escritório das Nações Unidas dos Serviços de Supervisão Interna. A ONU disse que o apuramento é coerente com a política de tolerância zero do secretário-geral sobre exploração e abuso sexual.

Na nota, a Minusca condena “nos termos mais fortes possíveis” qualquer caso de exploração e abuso sexual cometido por pessoal da ONU no país.

Casos

O representante do secretário-geral na  República Centro-Africana, Parfait Onanga-Anyanga, aborda o novo caso com o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos e com o subsecretário-geral para Operações de Paz, Hervé Ladsous.

Na semana passada, Ladsous anunciou que a maioria dos 15  casos relacionados à exploração e ao abuso sexual estavam a ser investigados. Desde o início da missão, em 2014, foram recebidas 63 denúncias de possível má conduta.

A nota termina com o enviado do secretário-geral no país a reiterar o compromisso pessoal e institucional de garantir a proteção dos direitos e a dignidade das vítimas.

O apelo é que a investigação seja rápida e que seja feita a justiça.

Leia Mais:

ONU anuncia zona livre de armas na terceira maior cidade centro-africana

Zeid diz que não há desculpas para abusos na República Centro-Africana

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031