No Dia Marítimo Mundial, ONU destaca formação dos tripulantes de navios

Ouvir /

Secretário-geral sublinha que indústria move-se rumo a padrões mais altos; OMI encoraja crianças a apostar numa carreira no setor; Ban diz que habilidades dos profissionais já não dependem apenas da experiência.

Foto: ONU/Evan Schneider

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Para assinalar o Dia Marítimo Mundial, este 24 de setembro, o secretário-geral da ONU sublinhou que a formação de tripulantes de navios é “mais importante que nunca”.

Em mensagem, Ban Ki-moon disse que a “educação marítima tem em suas mãos o futuro” do tipo de transportes.

Padrões

Para o chefe da ONU, o elemento humano para o envio de mercadorias será cada vez mais importante num momento em que a indústria move-se em direção a padrões cada vez mais altos.

Ele destacou as áreas de segurança, do impacto ambiental e da sustentabilidade quando a indústria procura “fazer a sua parte para implementar os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

Proteção

Ban sublinhou o que chamou de “longo e grande” alcance nas áreas da educação e formação feitos pela Organização Marítima Internacional, OMI. A agência da ONU lida com a segurança marítima e com a proteção do ambiente.

A chefe da Secção de Tecnologia Marítima da OMI,  Sandra Allnutt,  disse que a as crianças e adolescentes estão a ser encorajados a considerar uma aposta na carreira em área marítima.

“Todos nós, no mundo inteiro dependemos da navegação marítima considerando a quantidade de toneladas diárias que são transportadas por mar. Nós necessitamos então de pessoal marítimo, mas não simplesmente qualquer pessoa, nós precisamos de pessoas que estejam interessadas em participar na área, que estejam querendo melhorar a sua educação e seu treinamento e ter uma carreira interessante e agradável.”

Na sua nota, Ban Ki-moon sublinhou que ao longo de milénios, o tipo de transporte tem unido o mundo através do carregamento de bens e mercadorias que sustentam a economia global.

Força de Trabalho

O chefe da ONU frisou que atualmente o transporte é uma disciplina moderna, altamente técnica e profissional que exige grande habilidade, conhecimento e experiência da força de trabalho marítima.

Mas afirmou que o marinheiro não pode aprender as habilidades necessárias para o sucesso, simplesmente através da experiência de trabalho ou do que aprende no processo de trabalho.

Para ele, uma indústria de transporte segura e sustentável só pode ser construída sobre as normas eficazes de educação e de formação, o tema deste ano o Dia Marítimo Mundial.

Leia Mais:

Dia do Marinheiro quer promover carreira no mar

Entrevista: Dia do Marinheiro

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031