Na ONU, Shakira pede "investimento pesado" na primeira infância

Ouvir /

Cantora é embaixadora da Boa Vontade do Unicef; segundo agência das Nações Unidas, 200 milhões de crianças não estão conseguindo atingir seu potencial de desenvolvimento.

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e a embaixadora da Boa Vontade do Unicef, Shakira, na sede da ONU, em Nova York.

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Na sede das Nações Unidas em Nova York, nesta terça-feira, Shakira fez um apelo aos líderes globais por investimento pesado no desenvolvimento da primeira infância.

A cantora é embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef. Seu pedido veio na sequência de novas descobertas científicas que, segundo a agência, estão criando uma "mudança revolucionária na compreensão dos efeitos duradouros de privação e do estresse no desenvolvimento do cérebro de crianças pequenas".

Assunto Urgente

Para Shakira, "investir cedo em crianças é uma questão urgente e não há outro momento a perder".

A cantora afirmou ainda que "mais de 100 milhões de crianças estão fora da escola e 159 milhões de meninos e meninas com menos de cinco anos são física e cognitivamente atrofiados por conta da falta de cuidados e nutrição adequada".

Ciclo de Pobreza

Segundo Shakira, a cada ano que passa sem investimento significativo no desenvolvimento da primeira infância e iniciativas que abordam estas questões,  milhões de crianças nascem no mesmo ciclo de pobreza e falta de oportunidade"

O desenvolvimento do cérebro é mais intenso durante a primeira infância, com quase mil conexões neurais acontecendo a cada segundo. Segundo o Unicef, estas primeiras conexões sinápticas formam a base da saúde e bem-estar de uma criança, incluindo a capacidade, ao longo da vida, de aprender, se adaptar à mudança e lidar com adversidade.

No entanto, cerca de um terço de todas as crianças com menos de cinco anos em países de rendas média e baixa estão crescendo em ambientes e situações que podem interferir com este período de rápido crescimento e desenvolvimento.

Desenvolvimento do Cérebro

Novas pesquisas científicas mostram que o desenvenvolvimento dos cérebros de jovens crianças é afetado por fatores ambientais assim como são por questões genéticas. Nutrição inadequada, falta de estímulo, e estresse tóxico podem ter impacto negativo.

No entanto, estes estudos mostram que intervenções precoces e eficazes em relação a seu custo, como incentivar a amamentação, ler e brincar com jovens crianças, assim como programas precoces de educação formal apoiam o desenvolvimento mais saudável do cérebro.

Para o Unicef, estes resultados têm implicações significativas para crianças crescendo em extrema pobreza, expostas à violência doméstica ou em países afetados por conflito e outras crises. Segundo a agência, estes efeitos no desenvolvimento do cérebro podem alterar a expressão dos genes, potencialmente afetando a próxima geração.

Também participaram do evento sobre desenvolvimento da primeira infância na sede da ONU o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o chefe do Unicef, Anthony Lake, o diretor do centro da Universidade de Harvard para o Desenvolvimento da Criança, Jack P. Shonkoff e líderes empresariais.

Síria e Refugiados

Falando a jornalistas após o evento, Shakira falou sobre a situação na Síria e a crise de refugiados.

Ela afirmou que, sem dúvida, é uma das "maiores crises humanitárias do nosso tempo".

Shakira disse ainda que a imagem no menino na beira da praia é "trágica" e que "não deve ser ignorada nem esquecida" e deve "humanizar" a difícil situação dos refugiados.

A embaixadora do Unicef declarou ainda que "as crianças não devem pagar o preço da guerra" e que "todos têm uma responsabilidade agora" e não podem escapar dela, nem os líderes do mundo, nem a sociedade civil.

Também falando a jornalistas, ao lado de Shakira, o chefe do Unicef afirmou que há "2 milhões de crianças dentro da Síria fora da escola" e inúmeras fora do país que foram testemunhas de "horrores indizíveis".

Antony Lake destacou os efeitos nas crianças pequenas, "no desenvolvimento de seus cérebros". E "nas crianças maiores que acham que é de alguma forma normal que deveriam odiar pessoas simplesmente por sua religião ou origem, que violência indizível é normal, que acontece", e colocou uma questão.

O chefe do Unicef perguntou, "como elas vão agir quando crescerem"?

John Lennon

Shakira disse ainda que toda vez que pensa no menino sírio que morreu na praia e seu irmão, ela se lembra da letra da música Imagine de John Lennon: "imaginem todas as pessoas compartilhando todo o mundo".

A embaixadora da Boa Vontade do Unicef perguntou "por que não se pode compartilhar o mundo", "o que está segurando as pessoas", e cantou uma parte da canção.

Desenvolvimento Sustentável

O evento desta terça-feira na ONU acontece na semana em que serão adotados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que, segundo o Unicef, vão "oficialmente incluir o desenvolvimento da primeira infância como parte de uma agenda transformadora".

Para a agência, o desenvolvimento da primeira infância fornece uma ligação natural entre os novos objetivos globais, produzindo um efeito multiplicador que pode ajudar a abordar pobreza, melhorar saúde e nutrição, promover igualdade de gênero e reduzir violência.

Segundo o diretor-executivo do Unicef, “para dar a todas as crianças uma chance justa na vida, é preciso investir cedo, de forma equitativa e inteligente, não apenas em educação. As outras áreas são “saúde, nutrição e proteção”.

A agência afirma que cada vez mais evidências mostram que o investimento na primeira infância é uma das formas mais eficazes, em relação ao custo, para se alcançar o desenvolvimento sustentável.

Leia Mais:

Conheça os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Shakira aproveita Copa do Mundo para promover combate à fome

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031