Na ONU, países adotam Agenda sobre o Desenvolvimento Sustentável

Ouvir /

São 17 objetivos e 169 metas, entre eles, erradicação da pobreza, que devem ser cumpridos até 2030; Shakira e Malala Yousafzai participam de cerimônia de abertura da Cúpula.

Foto: Campanha Global Goals

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O martelo foi batido na sala da Assembleia Geral da ONU nesta sexta-feira.A ação representa a adoção, pelos 193 Estados-membros das Nações Unidas, da nova Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

São 17 objetivos, com um total de 169 metas, que substituem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio cujo prazo se encerra no fim deste ano.

Momento Histórico

Na abertura da Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, o secretário-geral da ONU afirmou que o mundo chegou em "um momento de definição da história humana".

Ban Ki-moon afirmou que os povos do mundo pediram um futuro de promessa e oportunidade e os "Estados-membros responderam com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável".

O chefe da ONU afirmou que a nova agenda é uma promessa dos líderes para as pessoas em todos os lugares.

Pessoas e Planeta

Para Ban, ela é "universal, integrada e traz uma visão transformadora para um mundo melhor".

Segundo o chefe da ONU, esta é uma agenda para as pessoas, para acabar com a pobreza em todas as suas formas, e para o planeta, para prosperidade compartilhada, paz e parcerias.

Ban afirmou ainda que a agenda transmite uma "urgência para ação climática"

Direitos para Todos

O chefe da ONU declarou que o documento está "enraizado na igualdade de gênero, respeito pelos diretos para todos e, acima de tudo, promete não deixar ninguém para trás".

Para o secretário-geral, o verdadeiro teste de compromisso à agenda 2030 será sua implementação.

Ação de Todos

"É preciso ação de todos em todos os lugares", afirmou o chefe da ONU. Ele declarou ainda que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável serão o guia, são a lista do que fazer para as pessoas e o planeta, e o desenho para o sucesso".

Falando aos líderes mundiais, Ban disse ainda que para alcançar estes objetivos globais será necessário "compromisso político" de alto nível.

ONU 70

O secretário-geral disse que há 70 anos, "as Nações Unidas surgiram das cinzas da guerra". Governos concordaram com uma carta "visionária" dedicada a "nós, as pessoas".

Para ele, a agenda sendo adotada esta sexta-feira "avança os objetivos da Carta das Nações Unidas".

Jovens

Segundo o chefe da ONU, a nova agenda "encorpora as aspirações das pessoas em todos os lugares por vidas em paz, segurança e dignidade em um planeta saudável".

A ativista Malala Yousafzai participou da abertura da Cúpula. Ao lado de 193 jovens de países de todo o mundo, um para cada Estado-membro da ONU, ela pediu aos líderes mundiais que prometam acesso à educação a todas as crianças e jovens, inclusive os refugiados.

Shakira

As artistas e embaixadoras da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, Shakira e Angélique Kidjo, também participaram da cerimônia de abertura do encontro.

A Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável vai até domingo, 27 de setembro, e a cobertura completa pode ser acompanhada na página da Rádio ONU.

Leia Mais:

Papa diz que “adoção da Agenda 2030 representa sinal de esperança”

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Conheça os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031