Na ONU, especialistas discutem pobreza urbana brasileira

Ouvir /

Governo e Central Única das Favelas promovem na organização, nesta sexta-feira, um seminário sobre a periferia no centro da agenda 2030; será apresentado o resultado de um estudo sobre as favelas do Brasil.

Favela em Salvador. Foto: Banco Mundial.

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Será promovido na sede da ONU em Nova York, nesta sexta-feira, um debate sobre a pobreza urbana e o desenvolvimento no Brasil. O evento é organizado pelo governo federal e pela Central Única das Favelas, Cufa, com o apoio da Unesco.

Segundo dados do governo, as políticas públicas dos últimos 12 anos ajudaram 36 milhões de brasileiros a sair da extrema pobreza. Por conta do elevado grau de urbanização, a maioria das metrópoles do país tem favelas.

Nova Agenda

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, vai apresentar no seminário mais dados sobre ações de garantia de renda e inclusão.

Outro foco do debate é abordar a importância de incluir a periferia na Agenda 2030, um conjunto de 17 objetivos que os países vão adotar este mês, para tentar acabar com a pobreza mundial nos próximos 15 anos.

Um dos fundadores da Cufa, Celso Athayde, vai apresentar os resultados de uma pesquisa feita pelo Data Favela, um instituto voltado para compreender a realidade das favelas brasileiras.

Global

Segundo o Data Favela, entre quatro moradores de favelas no país, um é beneficiado pelo programa Bolsa Família e 70% dos beneficiários que moram nas favelas trabalham.

Para tentar estabelecer um "diálogo" das favelas brasileiras com favelas de outros países, será lançada durante o seminário na ONU a Cufa Global. O presidente da ONG, Preto Zezé, declarou que "será uma oportunidade de mostrar para o mundo experiências exitosas, de brasileiros que saíram da miséria, criaram empresas e transformaram dificuldades em oportunidades".

O evento poderá ser acompanhado, ao vivo, a partir das quatro da tarde (horário de Brasília) pelo site webtv.un.org

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031