Na Assembleia Geral, Serra Leoa e Libéria destacam plano pós-ébola

Ouvir /

Líderes de dois dos países mais atingidos pelo surto discursaram na plenária e falaram sobre projetos de recuperação; Ernest Bai Koroma e Ellen Johson-Sirleaf destacam apoio da comunidade internacional e de agências da ONU.

70ª sessão da Assembleia Geral da ONU. Foto: ONU/Loey Felipe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Durante seus discursos na 70ª sessão da Assembleia Geral da ONU, os líderes de Serra Leoa e da Libéria falaram sobre esforços de recuperação nos países, que estão entre os mais afetados pelo ébola.

O presidente serra-leonina afirmou que o país lutou graças ao apoio da comunidade internacional e das agências da ONU. Ernest Bai Koroma destacou progressos pelo fim da epidemia e o plano socioeconómico pós-ébola.

Estabilidade

A iniciativa foi criada pelo governo de Serra Leoa, em colaboração com a Guiné-Conacri e a Libéria. O objetivo é garantir que as três nações possam "retornar ao caminho da estabilidade".

O foco do plano são atividades de recuperação e de construção de sistemas nacionais de resiliência.

Ajuda

Por sua vez, a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, destacou que "sistemas públicos de saúde fracos ameaçam a saúde global". A líder também agradeceu a comunidade internacional por ajudar as três nações africanas a conter o surto de ébola.

Sobre a implementação do programa pós-ébola, Ellen Johnson-Sirleaf disse que a Libéria executa o projecto e espera receber apoio de parceiros bilaterais e multilaterais.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, divulgou esta quarta-feira que Serra Leoa e Libéria não registaram nenhum caso de ébola nos últimos dias, porém, quatro novos pacientes foram identificados na Guiné-Conacri.

Em quase um ano e meio de surto, mais de 28,3 mil pessoas foram confirmadas com ébola e 11.296 não sobreviveram.

*Apresentação: Eleutério Guevane.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031