Líder comunitária do Uganda ganha prémio florestal

Ouvir /

Gertrude Kenyangi foi homenageada pelos seus esforços para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos das florestas; cerimónia decorreu por ocasião do 14º Congresso Internacional de Florestas.

A ativista do Uganda, Gertrude Kenyangi foi agraciada com o Prémio Campeões da Floresta. Foto: FAO

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O 14º Congresso Internacional de Florestas termina esta sexta-feira, em Durban, na África do Sul, depois de cinco dias de debates envolvendo representantes e especialistas do setor.

Eles analisam as principais questões e partilham soluções para lidar com problemas no setor.

Esforços

A ativista do Uganda, Gertrude Kenyangi foi agraciada com o Prémio "Campeões da Floresta" Wangari Maathai 2015, pelos seus esforços em promover a conservação e o uso sustentável dos recursos florestais do país.

A homenagem foi criada em 2012 pelo grupo Parceria Colaborativa sobre Florestas, que é presidido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO.

O prémio concede à Kenyangi US$ 20 mil em dinheiro. A diretora de Produtos e Política Económica Florestal da FAO, Eva Muller, disse que "o mundo está a precisar de mais líderes comunitários como Kenyangi".

Recursos Naturais

Segundo Muller, líderes que fazem uma abordagem de base para a gestão dos recursos naturais e que beneficiam a população local.

Desde 1994, a ativista trabalha com a Agência Nacional de Florestas do Uganda para promover e proteger o uso sustentável das florestas tropicais em dois distritos do país.

Com a ajuda de mulheres dessas comunidades, ela plantou mais de 1 milhão de árvores na região de floresta natural Rwoho.

Segundo a FAO, essas atividades não só serviram como um contributo para mitigar a adaptação aos efeitos da mudança climática, como também geraram novos recursos de renda para os moradores da região.

A Parceria Colaborativa sobre Florestas inclui 14 organizações internacionais, incluindo a FAO, que trabalham juntas para promover o maneio, a conservação e o desenvolvimento sustentável das florestas.

Leia Mais:

Demanda de madeira pode triplicar até 2050 em África, diz relatório

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031