Lançada iniciativa para melhorar nutrição de 2 milhões de sul-sudaneses

Ouvir /

PMA e Unicef executam programa que cobre todos os estados do mais novo país do mundo; a cada dois minutos um em cada dois menores fica gravemente desnutrido no Sudão do Sul.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Cerca de 2 milhões de pessoas devem ser beneficiadas pela nova iniciativa de nutrição implementada por agências das Nações Unidas no Sudão do Sul.

O Fundo da ONU para Infância, Unicef, e o Programa Mundial de Alimentação, PMA, executam o plano que deve apoiar crianças, mulheres grávidas e novas mães.

Plano de Resposta

Os grupos devem receber tratamento e ações de prevenção da desnutrição aguda até maio de 2016. O plano de resposta deve abranger todos os estados do país.

Mais de 2 milhões de pessoas foram deslocadas na nação desde o início dos  confrontos entre o governo e os rebeldes, em 2013. De acordo com a ONU, as crianças compõem mais de metade do grupo.

Com o governo e parceiros, as duas agências iniciaram as ações de combate à malnutrição no ano passado. A meta era ajudar 1 milhão de pessoas a prevenir a fome e a salvar vidas.

Futuro

O trabalho das equipas é realizado sob condições extremamente difíceis, segundo a diretora do PMA no Sudão do Sul. Joyce Luma disse que no futuro deve ser melhorada a qualidade das ações de nutrição para continuar a prevenir e a tratar a condição.

Com o novo plano, pretende-se resolver as causas profundas do problema com atividades em áreas como a pobreza, a falta de acesso adequado à água e ao saneamento e as práticas de alimentação infantil.

De acordo com o Unicef uma em cada duas crianças torna-se gravemente desnutrida a cada dois minutos no mais novo país do mundo. Entre os desafios das agências humanitárias estão alcançar e oferecer serviços nutricionais à população carenciada de uma forma sustentada.

 

Leia Mais:

ONU diz que acordo é crucial para acabar com conflito no Sudão do Sul

Ban quer acordo de paz que signifique fim da violência no Sudão do Sul

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031